RESPIRAR PELA BOCA: UM MAL QUE DEVE SER EVITADO

Em boca fechada não entra ar sujo, nem seco. Mesmo assim, a maioria insiste em mantê-la aberta ao respirar. É o que aponta uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): 70% dos habitantes do mundo não respiram pelo nariz. "É o nariz que umedece, filtra e aquece o ar para que ele possa ser aproveitado pelos pulmões", explica o dentista Wilson Aragão, presidente da Asociación Iberoamericana de Ortodoncistas no Brasil.

Para os médicos, captar o ar pela boca é um hábito perigoso. "O ar de péssima qualidade que vem pela boca irá agredir o chamado nervo vago, que se localiza na orofaringe e controla movimentos cardíacos, intestinais e a freqüência respiratória. Imagine como isso é grave em São Paulo, onde o ar é poluído e a temperatura varia bruscamente o dia todo", argumenta Aragão.

O profissional explica que o oxigênio captado pelo nariz deve chegar ao pulmão com quase 100% de umidade. "Quando vem pela boca o índice de umidade fica entre 20% e 30%. Como o cérebro trabalha com menos oxigênio, é comum a pessoa apresentar apneia do sono. Além de roncar, acordará mais cansada."

Professor livre docente de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Luiz Ubirajara Sennes diz que a respiração bucal está associada a deformidades faciais. "Dentes e nariz ficam proeminentes. Com a boca aberta, a língua fica à vontade na boca, de modo que não exerce estímulo para o crescimento da mandíbula. A pessoa desenvolve o popular 'queixo curto'. A arcada dentária é comprometida, fica estreita, gerando dentes tortos", analisa.

Em crianças, a obstrução nasal que leva à respiração pela boca está relacionada a quadros de adenoide, amidalite e rinite. Este é o caso de Kayce, 5 anos. "Por causa de suas crises de amidalite, tinha de dar antibiótico a cada 15 dias", conta a mãe, Tatiana de Andrade. No último ano, Kayce vem usando um aparelho criado por Aragão para induzir a respiração nasal "Hoje, passa seis meses sem crise", conta a mãe.

Tatiana também quis testar o aparelho. "Quando você cria o hábito de respirar pela boca é difícil corrigir", diz. Aragão explica que medidas caseiras podem atenuar o quadro. "Basta prender um clipes entre os lábios e respirar profundamente pelo nariz. Faça isso por uns 5 minutos, a cada hora", ensina o dentista.

Quem só respira pela boca deve procurar o médico para verificar as causas da obstrução nasal, mas pode atenuar o problema com medidas alternativas, como os adesivos nasais. Vendidos em farmácia, eles ajudam a dilatar as narinas, facilitando a passagem do ar. E também podem proporcionar uma noite mais tranquila, livre de roncos.

Fonte: Giuliana Reginatto

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem