CAMINHOS DO FRIO: SERRARIA OFERECE "NATUREZA, SERESTA E ENGENHOS"

Famosa pela sua paisagem serrana e também pelo clima agradável, Serraria/PB é a segunda cidade no roteiro Caminhos do Frio - Rota Cultura, até domingo, dia 07, com apresentações de grupos de cultura popular, seresta, festival gastronômico e shows musicais.

Entre as atrações estão Clã Brasil, Os Três do Xamego, Banda Sinfônica da UFPB, espetáculo Paraíba Sim Sinhô, Circo Arlequin e a Exposição fotográfica 'Mel do Sal', de Gustavo Moura, entre outros

Serraria fica a 137 quilômetros da capital paraibana, em distância rodoviária, e está assentada na parte mais alta da cordilheira oriental da Borborema, numa altitude de 526 metros em relação ao nível do mar. Nos primórdios da povoação do município, em meados do século VXIII, a região teve vastas florestas, tornando verdejantes os vales que adornam os velhos engenhos da então aristocracia rural.

A herança cultural dos senhores de engenho é representada por relíquias históricas como os Engenhos Baixa Verde e Martiniano. Com seu aspecto original preservado, tais monumentos têm uma arquitetura imponente, guardando em seu aspecto original, elementos como capela, casa curada, casa grande e gradis.

Nas proximidades, é possível também conhecer a floresta denominada Mata do Grilo, que guarda uma atração especial: a Pedra da Furna, antiga residência de índios. Destaca-se também o Engenho Pousada Laranjeiras, instalado num ambiente caracteristicamente rural, onde os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel fazenda.

Para consultar a programação completa do ‘Caminhos do Frio 2011’ na web e acompanhar as últimas notícias do evento basta acessar o endereço www.caminhosdofrio.com

No espaço o visitante pode consultar, além da programação, informações úteis sobre distâncias da capital até as cidades, hospedagem e história dos municípios.

O roteiro ‘Caminhos do Frio - rota cultural’ é uma realização do Fórum de Desenvolvimento turístico Sustentável do Brejo paraibano e Prefeituras Municipais, tendo como parceiros o SEBRAE, Governo do Estado da Paraíba, UFPB, UEPB, Sociedade Civil Organizada e Empresários locais.

2 Comentários

  1. CAMINHOS DO FRIO

    São caminhos que levam a novos conhecimentos
    São caminhos para quem busca novas conquistas
    São caminhos percorridos por visitantes turistas
    São caminhos históricos, com trilhas e monumentos
    E velhos engenhos de beneficiamentos
    São cinco cidades do nordeste do Brasil
    De clima ameno causando arrepios
    Promovendo o brejo para um momento eterno
    Acontecimento festivo na estação inverno
    Caminhos interativos, CAMINHOS DO FRIO.

    Amiraldo Patriota
    Patriotajp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ROTA CULTURAL
    Caminhos do frio

    Alagoa Nova
    Alagoa Grande e Serraria
    No inverno, é frio noite e dia
    Que até, o vestuário se renova.
    É frio a toda prova
    Bom pra ascender lareira
    Esfria a Borborema inteira
    Que a branca névoa, clareia.
    Faz um frio intenso em Areia
    Pilões Solânea e Bananeiras.

    Amiraldo Patriota
    patriotajp@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem