FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO REALIZARÁ A SESSÃO CULTURAL LETRAS, CORES E SONS


Diversas expressões artísticas, apresentadas num só espaço e momento, estarão à disposição do público, com entrada franca. Trata-se da sessão cultural Letras, Cores e Sons, que será realizada pela Fundação Casa de José Américo, através do Departamento de Programação Cultural, próxima quinta-feira (29), a partir das 18h30. O evento contemplará os segmentos da música, literatura, artes plásticas e homenagens, com o objetivo de valorizar a arte e cultura paraibana, em realizações sistemáticas.

A programação constará de apresentações musicais do Coral Vozes da Infância, da Casa das Artes (Sedec/PMJP), e um momento especial com o cantor e compositor Adeildo Vieira e filhos. Será lançada a versão atualizada do cartaz dos governadores paraibanos (FCJA), elencando todos os governantes paraibanos desde 1889 até 2011. Traz também fotos e informações gerais sobre o período de gestão de cada um deles, inclusive dos interventores, além do hino da Paraíba, informações sobre a bandeira e o brasão do Estado. O cartaz tem como objetivo difundir e preservar a memória paraibana.

A literatura será representada por um vasto relançamento de títulos, ocasião em que diversos autores paraibanos estarão autografando suas obras: Assinatura (Valberto Cardoso), Monteiro Lobato e a problemática da Nação (Simão Farias Almeida), Nem aqui, nem ali, nem acolá (Palmari Lucena), O amigo velho (Revista Funes), O decifrador de sonhos (José Bezerra Filho) e Riacho de Prata (Paulo Abrantes).

O segmento das artes plásticas será marcado por duas exposições, destacando as artes santeiras e de cordel, com os títulos: ‘Neuma Fechine Borges – a grande dama do cordel’ e ‘Ana Pamplona – a imaginária sertaneja’. Constam da exposição de Neuma Fechine Borges exemplares de folhetos de cordel do seu acervo particular, doado à Fundação Casa José Américo, além de textos de sua produção literária. Já a exposição de Ana Pamplona consta de cerca de 50 peças de madeira confeccionadas pela artista.

Durante a programação, o cantor e compositor, Adeildo Vieira, receberá o Diploma do Mérito Cultural José Américo de Almeida, destinado a personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, sendo ele pela contribuição à cultura paraibana. Receberão também a homenagem o prefeito Rivaldo Costa e o vereador Dilson Freitas Fontes, ambos de Caicó (RN), cuja cidade reconheceu a importância de José Américo de Almeida para aquele município, amenizando os flagelos da seca, na ocasião em que foi ministro de Aviação e Obras Públicas. Em julho passado, por iniciativa daquele vereador e atual presidente da Câmara Municipal, foi concedido o título de Cidadão Honorário de Caicó, in memorian, e a denominação do Açude Público Itans para José Américo, inaugurado durante sua gestão.

Mais informações no portal www.fcja.pb.gov.br

Informa Fátima Farias – assessora de imprensa da FCJA.

Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem