sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EXPOSIÇÃO "CONEXÕES ESTÉTICAS" REÚNE OBRAS DE SETE ARTISTAS NO CENTRO CULTURAL BNB-FORTALEZA

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464-3108) está realizando a exposição coletiva "Conexões Estéticas". A mostra reunirá obras de sete artistas: Leonardo Mouramateus, Tobias Gaede, Tiago Fontoura, Nathália Alves, Marina Mapurunga, Lara Vasconcelos e Luciana Vieira. Com entrada franca, a exposição ficará em cartaz até o dia 26 de novembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h).

Fruto de uma pesquisa artística, desenvolvida coletivamente durante o ano de 2011 no programa de residência do projeto "Conexões Estéticas", a exposição traz obras singulares, que foram construídas no encontro entre corpo e audiovisual, seus percursos e suas poéticas. Uma poética do corpo operário, como em "Força Humana", de Leonardo Mouramateus; do corpo cotidiano, que se torna mais um elemento de um dispositivo matemático, como em "Progressão Geométrica" de Tobias Gaede; da construção de uma encenação audiovisual a partir da apropriação dos gestos e ações de um corpo artista, como em "Olhos negros, retratos em claro-escuro" de Tiago Fontoura; do corpo e suas fragilidades e texturas reconstruídas, como em "Primavera" de Nathália Alves; a corporeidade imbricada numa composição sonora coletiva, como em Opus X de Marina Mapurunga, onde o visitante assume a criação|composição. De um corpo-memória como em "Relicário", de Lara Vasconcelos e Luciana Vieira, obra desenvolvida durante os workshops e convidada para compor esta exposição.

Com o objetivo de contribuir na formação de artistas|realizadores, instigando a reflexão e a discussão sobre a criação audiovisual na contemporaneidade, o projeto "Conexões Estéticas", configura-se como um lugar de encontro, de criação e de troca de experiências artísticas. Dividindo suas ações entre o programa de residência artística, workshops e exposição, o projeto é uma ação de extensão do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA|UFC.

"Em sua segunda edição, buscando ampliar as conexões entre tecnologias, arte e vida, recebemos seis artistas convidados, Luiz Duva, Ricardo Alves Jr., Lucas Bambozzi, Yuri Firmeza, Wellington Jr. e Pablo Assumpção, que propuseram discussões e experimentações no campo da performance, da videoinstalação, do cinema em diálogo com as artes visuais e as artes cênicas, da performance audiovisual conhecida como Live Cinema", ressalta a coordenadora do projeto "Conexões Estéticas", Walmeri Ribeiro, também professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante esses encontros, balizados por questões e tensionamentos em torno da Performance, ou melhor dizendo, do conceito de performance como arte, de performance como operadora de radicalização, ou ainda, desta como percurso de construção de um discurso poético, sensível, construímos os laços que unem, de determinada forma, os trabalhos que compõem esta exposição.

"Trilhando o caminho da incerteza, inerente a todo processo de criação, enquanto percurso sensível e intelectual, e de mãos dadas com a ideia de que a obra é sempre algo por vir, cada um dos trabalhos apresentados nesta exposição foi sendo tecido coletiva e colaborativamente. E é com intuito de ampliar esta colaboração, que neste momento trazemos para compartilhar com o público", destaca Walmeri Ribeiro.

Entrevistas e informações adicionais:

* Walmeri Ribeiro (coordenadora do projeto "Conexões Estéticas") - (85) 8696.9678

* Jacqueline Medeiros (coordenadora de Artes Visuais do CCBNB) - (85) 3464.3184.

* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 - lucianoms@bnb.gov.br

Crédito foto: Leonardo Moura Mateus

Nenhum comentário:

Postar um comentário