GRUPO VOCAL LEGATTO CANTA COMPOSIÇÕES DO MAESTRO TOM K EM JOÃO PESSOA



Grupo Vocal Legatto canta composições do maestro TOM K para a Semana Santa. Sob a regência de Onivaldo Júnior, com sete composições acapella (sem acompanhamento instrumental), o repertório vai desde parte da oração do credo (Et Incarnatus Est) até a crucificação e a dor de Maria ao ver o filho morto (Stabat Mater)

O Grupo Vocal Legatto será um dos destaques da programação da Semana Santa, a pedido da Arquidiocese da Paraíba. O côro, formado por 16 cantores, divididos em quatro tipos de voz, canta um repertório sacro que narra momentos da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A interpretação dada ao coral fica por responsabilidade do maestro Onivaldo Júnior, estudante do curso de Música da Universidade Federal da Paraíba.

Hoje, dia 4 de abril (quarta-feira) que antecede a Semana Santa, o coral faz um concerto de música sacra quaresmal, às 19h, na Basílica.

No repertório, constam as músicas Et Incarnatus, Christus Factus Est, Domine Tu Mihi Lavas Pedes, Improperia, Felle Potus, Tenebrae Factae Sunt e Stabat Mater. Os textos são litúrgicos e as letras são em latim, mas a composição e interpretação são genuinamente paraibanas. As obras são de autoria do professor e maestro Antônio Carlos Batista Pinto Coelho, conhecido por Tom K.

O convite para a participação do coral na Via Sacra Jovem partiu do pároco de Nossa Senhora das Neves, padre Ruy Braga. Ele ouviu o repertório no ano passado e, desde então, convida o grupo para participar de atividades programadas pela Arquidiocese. No final do ano passado, deixou a cargo do maestro Onivaldo Júnior a preparação do coral que assumiu a música litúrgica da celebração de Natal. Para aquela ocasião, o regente contou com cantores do Legatto e de outros dois grupos musicais que acompanha: o coral Vocatus (do Centro de Ciências da Saúde da UFPB) e o ministério de música LouvaDeus, da paróquia São Rafael, no Castelo Branco.

Este mesmo coral unificado será o que vai animar a Missa de Páscoa, no dia 8 de abril, às 9h, também na Basílica. A missa será  presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Links: 




Foto: Divulgação/reprodução.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem