HUGO PIEROT REALIZARÁ O WORKSHOP "O CORTE E A CENA", NO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA



O montador, realizador e pesquisador audiovisual Hugo Pierot realizará o workshop "O Corte e a Cena", no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941, Centro - fone: (85) 3464.3108), no próximo dia 04 de agosto (sábado), às 15h. As inscrições são gratuitas, na recepção do CCBNB-Fortaleza ou pelo e-mail cultura@bnb.gov.br

Hugo Pierot é pós-graduado em Audiovisual em Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará e formado na Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Dirigiu e montou os curtas "Alto astral", "O homem bifurcado" e "Nós", exibidos em diversos festivais e mostras de cinema no Brasil.

Direção e montagem

De acordo com o cineasta Jean-Luc Godard "se direção é um olhar, montagem é um batimento de coração". A partir desta frase, pode-se refletir sobre a montagem cinematográfica como uma etapa da produção onde se organizam as cenas filmadas num todo com sentido de ritmos próprios.

No entanto, a frase do mestre francês também coloca a montagem como parte integrante de mise-em-scène. Partindo destes conceitos, o workshop abordará os efeitos da montagem na narrativa e na leitura de alguns curtas-metragens brasileiros.

Filmes a serem exibidos

"Corpo presente" - quando estamos diante de algo que, sabemos, vai desaparecer. Direção de Marcelo Pedroso. Ficção. Cor. 2011. Recife (PE). 21 min.

"Fantasmas" - o fantasma da ex. Direção de André Novais Oliveira. Ficção. Cor. 2009. Belo Horizonte (MG).

"Material bruto" - afora nos corredores do edifício, caminha a mulher-náusea. Adentro mulher-cabelo, homem-cigarro esperam o momento da fuga, um instante para sair de si. "Material bruto" é um trabalho realizado com pacientes dos centros de convivência da rede pública de saúde mental da cidade de Belo Horizonte. Direção de Ricardo Alves Júnior. Experimental/Ficção. Cor. 2007. Belo Horizonte (MG). 17 min.

"Muro" - alma no vácuo, deserto em expansão. Direção de Tião. Ficção. Cor e P&B. 2008. Recife (PE). 18 min.

Entrevistas e informações adicionais:

*        Hugo Pierot - hugopierot@gmail.com

*        Edinaldo Abreu da Costa (coordenador do programa Curtas) - (85) 3464-3267 - edinaldoac@bnb.gov.br

*        Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464-3196 - lucianoms@bnb.gov.br

Foto: Reprodução/divulgação.

1 Comentários

  1. Obrigado por ajudar a divulgar este workshop e outros eventos culturais/artísticos que rolam por aí.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem