DÉBORA DUANY SE PREPARANDO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO SELETIVO DO BOLSHOI NA CIDADE DE JOINVILLE-SC







A bailarina Débora Duany, 12 anos, aluna da Saltarello Escola de Dança de João Pessoa-PB, foi a primeira paraibana  passar na audição da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realizada na 7ª edição do Ballace da cidade de Camaçari-Bahia.

Débora Duany conquistou uma vaga concorrendo com mais de 300 bailarinos de sua idade e está se preparando para participar do processo seletivo do Bolshoi na cidade de Joinville-SC, no próximo mês de outubro.

A Saltarello sob a coordenação da professora Alexsandra Michela é a única escola autorizada pela Sociedade Nacional do Cecchetti no Canadá a ministrar aulas do Método Cecchetti, oferecendo uma grade curricular completa para formação de bailarinos e professores, com examinadores Canadenses.

A torcida dos amigos e familiares é grande para que Débora Duany consiga passar na seletiva e venha a ter apoio financeiro dos órgãos públicos e privados. Em anexo, fotos e apresentações.

Na foto Débora Duany com Silvana do Bolshoi e a Professora Michela da Escola Saltarello de Dança.

Foto: Crédito Edna Costa

História de Débora Duany Ferreira de Paiva:

Débora Duany nasceu no dia 1º de abril de 2000. Filha de pai taxista, mãe vendedora e irmão estudante, vem de família simples na qual foi criada valorizando a arte e a cultura de sua cidade João Pessoa.

Desde muito cedo demonstrava gostar de estar no palco, de fotografar e de dançar. Sempre teve uma vida muita ativa e envolvida com arte e cultura.  Aos sete anos começou a dançar balé moderno. Aos 10, entrou para o Curso Livre de Teatro “A Arte de Aprender”, no Teatro Ednaldo do Egypto.

No currículo desta talentosa menina destacam-se participações em desfiles e apresentações como baliza da banda marcial de sua escola. Mas, a sua paixão é o balé. Neste ano de 2012, Débora Duany iniciou aulas de balé clássico na Escola Saltarello de Dança, onde surgiu a oportunidade do processo seletivo do Bolshoi, na cidade de Joinville-SC. Ela vem dedicando  aos ensaios mais de três horas por dia, de segunda a sexta, incansavelmente.

Escola Saltarello:

A Escola Saltarello foi criada há dez anos a partir da necessidade de vários interessados em fazer balé clássico na capital paraibana. Tem coordenação da professora Alexsandra Michela que vem realizando um belo trabalho se dedicando a dar aulas para pessoas de todas as idades.

O nome da escola surgiu a partir de leituras do irmão da professora sobre os grandes compositores clássicos, nas quais se falava de variados estilos de danças e composições. A palavra “Saltarello” significa valsa saltitante, uma dança folclórica italiana.

A recente conquista desta escola foi a ida da Professora e Diretora Alexsandra Michela a Vancouver-Canadá, para a Cecchetti National Conference and Summer Course 2012. Graças a sua coragem e determinação tornou-se a primeira brasileira a estar presente nessa conferência, conquistando sua entrada na Sociedade Nacional do Cecchetti no Canadá, obtendo permissão para concluir a Licenciatura na metodologia e assim poder dar aulas utilizando este método no Brasil.

A Escola Saltarello é a única escola autorizada pela Sociedade Nacional do Cecchetti a ministrar aulas do Método Cecchetti, oferecendo uma grade curricular completa para formação de bailarinos e professores com examinadores canadenses.

Frutos conquistados pela Escola Saltarello:

*Mês Cultural para as crianças em outubro de 2003, na Livraria Siciliano no Manaíra Shopping, com um Divertissement;

*2º lugar – Categoria Avançado – Ballet de Repertório na I Mostra de Talentos em Dança no Theatro Santa Roza – PB em Maio de 2010;

*Em abril de 2011, o aluno Guilherme Gomes foi exportado para o Centro de Movimento Deborah Colker – RJ e logo passou na seleção da Escola do Teatro Municipal – RJ;

*3º lugar – Categoria Avançado – Clássico livre na III Mostra de Talentos em Dança no Theatro Santa Roza – PB, em Abril de 2012;

*Classificação na 1ª etapa da Seletiva do Teatro Bolshoi no Brasil na 7ª Edição do Ballace na cidade de Camaçari-BA, conquistada pela aluna Débora Duany F. de Paiva da turma da Grade 2.

A Escola Saltarello fica localizada na Rua: Geraldo Porto nº 91, Brisamar, telefone: (83) 8822-8042/ 3576-0471.

Alexsandra Michela:

Alexsandra Michela  é paraibana, nascida em 1975. Iniciou os seus estudos de  dança em 1980  no Theatro Santa Roza.

Para sua formação artística contribuíram os Maitres de Ballet:
Ana Maria Lisboa - PB, José Enoch - PB, Oldimar Vieira Leite - PB, Jane Dick –PE, Márcia Pinheiro- RJ, Vera Aragão – RJ, José Cervantes – Suíça, Flávio Sampaio – RJ, Irma Swynen – Bélgica, Joseneide Behar – PB, Ricardo Scheir – SP, Toshie Kobayashi – SP, Gillian Hurst – Cecchetti Society of Canada, Vincente Hamptam – Escócia.

A talentosa bailarina Alexsandra Michela é uma profissional dedicada e já desempenhou papéis em vários espetáculos de Dança:  “O Quebra Nozes, Aleluia”, “O Don Quixote, Coppélia”, “Marcha de Ainda”, “Concerto para Violão e Orquestra”, “Night Concert”, entre outros.

No seu currículo artístico constam relações diretas com instituições educacionais, onde atuou como professora e coreógrafa: Ballet Old`Mar, Colégio Láis na Mão, Colégio Gente Inocente, Colégio Alvorecer, Colégio Risque Rabisque, Colégio Evolução, Colégio Augusto dos Anjos, Constructor Sui – Casa Escola, Babylândia, Ebenezer – Casulo, Escola Montessoriana, João Paulo II, EMEF Daura Santiago Rangel, Carrossel Prisma, EMEF Francisco Pereira Gomes, Projeto de Dança na Escola.

Alexsandra Michela é Diretora, Professora e Coreógrafa da Saltarello Escola de Danças, onde ministra aulas de ballet clássico do Método Cecchetti (Cecchetti Society of Canada, em processo de licenciatura).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem