segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ISABEL BARBOSA


A artista paraibana Isabel Barbosa foi destaque da Revista Época de maio, na coluna do jornalista Bruno Astuto. No mês de setembro, recebeu uma notável atenção na Revista Cláudia com um titulo sugestivo: Atualidades e gente: Ópera de resistência, na edição impressa.

Isabel Barbosa é radicada na Itália, neste ano de 2012, esteve no Brasil, abrindo o XXXVII Festival de Inverno de Campina Grande/PB.

Conheça Isabel Barbosa:
De uma família de poucos recursos, Isabel foi adotada ainda criança, mudando-se para viver com a nova família em João Pessoa. Ingressou nos estudos de piano aos 5 anos, com Isabel Burity. Posteriormente estudou violino no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 1995 graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB.
Em 2000, em  Joao Pessoa, Isabel Barbosa participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da  Rede Globo, onde toda a arrecadação foi para possibilitar patrocinar a viagem de Isabel Barbosa para estudar canto e idioma italiano na Itália. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College, com Marvin Keenze. Graduou-se e  pós-graduou-se em Canto Lírico, no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, entre 2007 e 2010. 
Em maio de 2011, Isabel Barbosa realizou o recital Nuances del Bel Canto, em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, que  junto ao Tuscan Sun Festivalreceberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky, entre outros. Na apresentação, Isabel Barbosa foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália.
O evento também teve a Presença de Honra do consagrado barítono alemão Johannes Martin Kranzle, que subiu ao palco para cantar ao lado de Isabel Barbosa. Em 2010, Kranzle foi Alberich na óperaDas Reihngold no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpretou Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrer de Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.
Recentemente Isabel Barbosa se apresentou no Teatro Comunale Citta Della Pieve. O recital intitulado "Não sou nada" tem poesia extraída das obras literárias de Fernando Pessoa e música do compositor italiano Riccardo Riccardi. Esse trabalho foi escrito e direcionado às características vocais e interpretativas da soprano e tem perspectiva de tournée em Portugal e Brasil, respectivamente em 2012/2013.
Isabel Barbosa tornou-se, em 2009, a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini. 
Mais informações: www.isabelbarbosa.com.br
Acesse:
Foto: Divulgação/reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário