POP APRESENTA PAULO SERGIO DUARTE - QUATRO MESTRES EM DOIS MUSEUS


O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo apresenta Paulo Sergio Duarte - Quatro Mestres em dois Museus, neste dia 31 de outubro e 07 de novembro, no Rio de Janeiro/RJ.

O objetivo dos dois encontros é analisar a obra de quatro mestres da história da arte presentes em dois museus de Amsterdam. Rembrandt e Vermeer são representantes do Século de Ouro holandês (séc.17), e suas pinturas fazem parte do acervo do mundialmente reconhecido Rijsksmuseum. Malevich e Mondrian, pertencentes às correntes construtivas do século 20, estão no Stedelijk Museum voor Actuele Kunst.

Programação:

31 de outubro
O Seiscentos é o século que marca o auge do barroco na Itália e inaugura a formidável expansão da pintura de gênero em suas diversas especialidades. Na Holanda é chamado de o Século de Ouro. A partir de obras do acervo do Rijksmuseum, vamos introduzir a obra de Rembrandt (1606-1666) e de Vermeer (1632-1675).

7 de novembro
As correntes construtivas do século 20 marcaram a arte brasileira até o início do novo século. Serão apresentados os seus momentos inaugurais, com Kasimir Malevich e desdobramentos do racionalismo construtivista com Piet Mondrian a partir de obras do acervo do Stedelijk Museum.

Sobre Paulo Sergio Duarte:

Crítico, professor de história da arte e pesquisador da Universidade Candido Mendes na qual dirige o Centro Cultural Candido Mendes. Publicou, entre outros, Arte Brasileira Contemporânea – um prelúdio (2008), A Trilha da Trama e outros textos sobre arte (2004), Carlos Vergara (2003), Waltércio Caldas (2001) e Anos 60 – Transformações da arte no Brasil (1998). 

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo localizado na Rua Conde Afonso Celso, 103, bairro jardim Botânico, no Rio de janeiro, é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.

Informações por telefone : (21) 2286-3299 e 2286-3682.

E-mail: info@polodepensamento.com.br


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem