sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ARTUR MENEZES NA DISPUTA POR UMA VAGA PARA TOCAR COM ERIC CLAPTON NO CROSSROADS GUITAR FESTIVAL 2013


Após o sucesso de “Early To Marry”, com tiragem esgotada, Artur Menezes lança seu segundo disco #2 (lê-se número dois), no próximo dia 02 de fevereiro, às 20h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O show terá participações especiais de Lúcia Menezes, Jefferson Gonçalves, Pantico Rocha e Bateria da Unidos da Cachorra.

Artur Menezes ficou conhecido no cenário musical como “o garoto prodígio do blues” e vem trilhando uma trajetória surpreendente. Está em primeiro lugar, entre mais de 1.400 artistas de todo o mundo, na disputa por uma vaga para tocar com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival, um dos maiores e mais concorridos festivais de guitarristas do mundo, no Madison Square Garden, em New York.

Em 2012, abriu os shows de Buddy Guy no Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e colocou centenas de pessoas para dançar debaixo de chuva no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. Além de executar o blues com maestria - tanto na voz quanto na guitarra -, o que chama a atenção do trabalho de Artur Menezes é o diálogo com outros estilos. Ele mistura o blues ao funk, ao soul, reggae, country e a música brasileira, mais especificamente a nordestina, criando uma sonoridade única, um novo movimento.

O novo álbum #2 apresenta canções mais maduras, sempre passeando entre o reggae, o country, o soul, o rock, a balada e o fusion, mas tendo o blues como base. “I Ain’t Got You”, a balada soul que abre o disco, tem um solo de guitarra com timbre que remete ao psicodelismo de Jimi Hendrix, e se encaixa facilmente na categoria de música pop por ter um refrão bem marcante. Mais puxadas para o Country, “Damn! You Know I’m A Man” e “I Don’t Wanna Lose You”, possuem cromatismos que levam ao bebop. Já “Good Times” é um reggae com levada mais moderna, em que se destacam a bateria- que foge do tradicional -, e o solo de guitarra com fraseado bem nordestino, que puxa para um country incidental. Voltando para o território mais fiel ao blues, “Bad, Mean, Evil City” é um slow blues com harmonia que também foge do tradicional. Piano e órgão fazem a cama para uma voz sofrida e raivosa que fala de como os grandes centros urbanos podem acabar com o sonho e o talento de um rapaz. Ao mesmo tempo, mostra o lado belo e acolhedor dessas cidades. A balada romântica “Room 821” talvez seja o ponto forte do disco. Com interpretação cheia de sentimentos, fala de saudade e reencontro.

Também no território do blues, “Dangerous Mood” e “Everybody Says That I’m Done” são as únicas músicas que não são composições do Artur Menezes. A primeira é de Candy Parton e Keb Mo, gravada também por B.B. King. Já a segunda é de Claudio Mendes, tecladista da banda. Destaque para o uso inusitado do instrumento havaiano “ukulele” neste blues.

“Lord Have Mercy” é o curinga do disco, tecnicamente não se encaixa em apenas um estilo. É rock, fusion, blues, groove, algo psicodélico e moderno, com sintetizadores cheios de efeito.

O disco #2 foi todo produzido por Artur Menezes e gravado no estúdio Magnólia Produções, em Fortaleza. A mixagem e masterização são da Cia. Dos Técnicos (antiga RCA Victor), no Rio de Janeiro. Neste processo, foram usados equipamentos analógicos de compressão, dando mais originalidade ao timbre do disco. O som soa moderno pela mistura de estilos, mas também vintage por conta da sonoridade.

No show de lançamento, Artur estará acompanhado lado de seu talentoso time de conterrâneos: Lucas Ribeiro (baixo), Wladimir Catunda (bateria), e Cláudio Mendes (teclado e guitarra), e terá como convidados especiais sua mãe, a cantora Lúcia Menezes, e o gaitista Jefferson Gonçalves. O repertorio será uma mescla de “#2” e “Early To Marry”, além de surpresas como duas músicas gravadas no último disco de Lúcia Menezes, “Lucinha”, que são “Os Profissionais”, de Belchior, e “Moer Cana”, de Chico César.

Na ocasião, será lançada também a primeira coleção da grife “Esmeraldino”, da designer de moda e instrumentista Amanda Livas, baseada no disco #2.

Sobre Artur Menezes

Estudou música na Universidade Estadual do Ceará. Morou em Chicago, onde participou de jam sessions com John Primer, Linsey Alexander e Phil Guy, entre outros. Tocou em bares como Kingston Mines, Smokey Daddy e Katherina’s. Gravou dois discos com a banda norte-americana The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico. Já no Brasil, integrou o projeto Harmônicas Mercoblues com os gaitistas Nico Smoljan e Gonzalo Arraya, abriu o show de Peter Mad Cat e participou de todas as edições dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga e Oi Blues By Night, além de tocar no Canoa Blues (CE), Ceará Music, Lençóis Jazz & Blues (MA), Ibitipoca Blues (MG), Sesc'n Blues, entre outros. Participou da Feira Expomusic 2012 todos os dias, tocando nos estandes da SG Strings e da Condor Guitars.

Preocupado em difundir e ampliar o acesso ao blues no estado do Ceará, Artur também é um dos idealizadores do projeto ”Casa do Blues”, que prevê a realização de shows semanais com entrada gratuita, além de levar a mistura de sua música – com muito orgulho – para o mundo.

Artur é endorser da Condor Guitars, da SG Strings cordas e da Targino Custom Pedals.

Assista:

http://youtu.be/OQyvgvsPBXA
https://www.youtube.com/watch?v=Ay09H3L90HY

Serviço:

Artur Menezes - Lançamento do CD “#2”

Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Data: 02 de fevereiro (sábado)

Horário: 20h

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza – CE.

Entrada: Gratuito

Capacidade: 650 lugares (anfiteatro)

Informações: (85) 3488-8600/ 3488-8608.

Agenda:

12/02, 21h , Festival de Garanhuns (Palco Ronildo Maia Leite, Praça Guadalajara), PE
28/02, 20h, Fnac Morumbi (Av. Roque Petroni Júnior, 1089, Morumbi), SP
05/03, 22h30, O’Malleys Pub (Alameda Itu, 1529, Jardim Paulista), SP
29/03, Festival de Manguinhos Jazz e Blues (Praça Central, Vila de Manguinhos), ES

Assessoria de Imprensa: Daniella Turano daniturano@turanoimprensa.com.br
Tim (11) 8596-7477 Nextel (11) 7861-1268 ID 55*98609*2

Produção: Érika Breno - erika@erikabreno.com.br - www.erikabreno.com.br

Maiores informações sobre o artista:

www.arturmenezes.com.br
www.facebook.com/arturmenezesoficial
www.youtube.com/arturmenezes
http://twitter.com/@art_menezes

Arte: Divulgação/reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário