segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CLUBE DO LEITOR CCBNB COMPLETA TRÊS ANOS



O Clube do Leitor CCBNB de Fortaleza/CE está completando três anos de existência nesta terça-feira, 19 de fevereiro. Um evento comemorativo gratuito marcará a data na biblioteca do Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado na Rua Floriano Peixoto, 941, Térreo, Centro, às 12h.

O Clube do Leitor promove o acesso gratuito à leitura e compartilha o acervo da biblioteca do CCBNB aos seus usuários, frequentadores e demais interessados, estabelecendo um vínculo mais próximo entre a leitura e o leitor no espaço da biblioteca, através de uma formação inicial do leitor com apresentação teórica e leitura compartilhada.

O encontro ocorre em duas terças-feiras, ao meio-dia, conduzido pela professora Solange Kate Araújo Vieira, o programa de difusão e apreciação literária visa, ainda, estimular o leitor através de atividades leitoras que ultrapassem o nível da leitura meramente funcional, exercitando a leitura como instrumento de reflexão e prazer, além de promover o espaço da biblioteca do CCBNB como ponto de encontro cultural e ponte de intercâmbio entre leitores.

No Clube do Leitor CCBNB, são desenvolvidos estudos e leituras por gênero literário (crônica, conto, novela, poesia, romance, entre outros) sem, contudo, esquecer a literatura infantil. A leitura como prática cultural é uma ação em si mesma, primordial para a elaboração e via de acesso gratuito ao exercício de um verdadeiro direito da cidadania.

Com o Clube do Leitor CCBNB, o acervo da biblioteca já foi aberto a duzentos usuários. Dentre esses 200 leitores, cinco se notabilizaram pelo número de leituras realizadas: Irapuam Batista (100 livros), Jander Campelo (68 livros), Carlos Alberto Silvestre (66 livros), Deislânia Lima (65 livros) e Armando Lucas Nunes (61 livros).

Inúmeros escritores foram contemplados nas leituras literárias: dos clássicos aos contemporâneos, de José de Alencar a Milton Hatoum, que contribuíram para revelar um mundo infinito de reflexões e conhecimentos.

O Clube do Leitor CCBNB já gerou mais dois projetos de leitura produzidos por leitores do grupo. Camila Lopes e Armando Lucas, com esforço e competência, promovem em suas áreas de atuação mais dois espaços que enriquecem e ajudam na formação de novos leitores.

O que se tem observado nestes três anos de atividades é que cresce a curiosidade da leitura nos participantes e o desejo de participar mais efetivamente nos debates. Percebe-se também que o mito de que brasileiro não lê é desfeito quando se oportuniza programas de leitura para aqueles que antes não tinham acesso à leitura. Outra questão também é que a chamada leitura hermética e difícil não existe quando os leitores são orientados e exercitados em leituras mais complexas e reflexivas.

A programação do aniversário de três anos do Clube do Leitor CCBNB, inclui: recepção festiva; homenagem aos dois participantes que criaram clubes de leitores independentes; premiação dos cinco maiores leitores com kits de livros; sorteio de livros; e entrega de cartão homenageando todos os participantes desde 2010.

Informa Luciano Sá assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Contato:(85) 3464-3196.

E-mail: lucianoms@bnb.gov.br

Foto: Reprodução/divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário