DIA MUNDIAL DO TEATRO E NACIONAL DO CIRCO É COMEMORADO COM ESPETÁCULOS EM DEZ CIDADES PARAIBANAS


Na segunda edição do evento que lembra o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) leva espetáculos a dez cidades de diferentes regiões do Estado. Serão onze apresentações de grupos de João Pessoa, Sousa, Bananeiras e Cajazeiras, apresentados todos no mesmo dia, 27 de março, e gratuitamente. Os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem as macrorregiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às atrações.

Este ano, uma das inovações do evento é o maior número de espetáculos nas ruas e praças, como forma de popularizar ainda mais as artes cênicas e fortalecer o gênero de teatro de rua. Espetáculos circenses também foram introduzidos na programação, já que a data 27 de março marca o dia das duas linguagens artísticas – o teatro e o circo. As apresentações acontecerão nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Bananeiras, Areia, Ouro Velho, Catolé do Rocha, Monteiro, Pombal e Guarabira.

O evento também destaca o potencial artístico do Estado e proporciona a circulação de grupos de diferentes cidades, como destaca o coordenador da ação cultural, Humberto Lopes: “Montamos uma programação que faz circular os grupos artísticos dentro do Estado, um espetáculo de Bananeiras se apresenta em Guarabira, Pombal recebe peça de Cajazeiras. Essa é uma maneira de mostrar mais a Paraíba aos paraibanos”. Esclarece Humberto Lopes.

Em João Pessoa/PB, as apresentações acontecem em dois polos, um no centro da cidade e outro na zona sul. Às 19h, na Praça do Coqueiral em Mangabeira, será encenado o espetáculo circense “O Mundo do Circo”, do grupo da capital paraibana American Circus. Já no Teatro Lima Penante, às 20h, será apresentado à peça “O Menino Catador de Estórias”, do grupo Sala Verde, também da capital.

No brejo do Estado paraibano, três cidades receberão peças, Areia, Bananeiras e Guarabira. Em Bananeiras a atração é “Opera Bufo”, do grupo Geca, de João Pessoa. A apresentação será na rua, na Praça Central a partir das 18h. Em Areia o Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é festejado às 18h, na Praça Pedro Américo, com o espetáculo “Torturas de um Coração”, do grupo Oficina, do município de Sousa. Na Rainha do Brejo, Guarabira, a população assistirá “A Feira”, do grupo Flor do Cedro, da cidade de Bananeiras, no Teatro Municipal Geraldo Alverga, às 20h.

No agreste, Campina Grande recebe no Teatro Severino Cabral o espetáculo “Efemérico”, da Cia Ciryos, de João Pessoa. A apresentação será às 20h.

No cariri paraibano o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo serão comemorados em dois municípios: Monteiro e Ouro Velho. Em Monteiro será às 20h, no Teatro Jansen Filho. O espetáculo encenado é o circense “Clown Bar”, do grupo Bufões de Olavo, de João Pessoa. Na cidade Ouro Velho a apresentação é na Escola Estadual, às 10h da manhã. O público assistirá a peça “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, do grupo Engenho Imaginário, de João Pessoa.

O sertão e alto sertão serão representados por três cidades na programação estadual: Patos, Pombal e Catolé do Rocha. Os patoenses vão poder conferir na Praça João Pessoa, às 18h, o espetáculo “As Engraxadinhas”, da Cia Lua Crescente, de João Pessoa. Em Pombal será encenada a peça “O Mundo Mágico”, da Cia Proscênico, de Cajazeiras. A apresentação será no Cine Teatro Murarte, às 19h. E em Catolé do Rocha, o grupo pessoense Bigorna encena “Esparrela”, no Teatro Municipal, às 20h.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem