SESC/PB REALIZA DEBATE ROTEIRO PARA CINEMA



Lucas Paraizo, roteirista de cinema e televisão, encontra-se em João Pessoa/PB, até o dia 15 de março, ministrando o curso “ASPECTOS RELEVANTES PARA ANÁLISE DE FILMES”, reunindo técnicos, estudantes, críticos e diretores de cinema, através de uma ação de qualificação profissional desenvolvida pelo CineSesc em todo país. A “conversa” com o especialista carioca abrange ainda debates, exibições, no Sesc Centro João Pessoa, a partir das 9h30.

O currículo de Lucas Paraízo inclui formação pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (EICTV). Pós-graduado em Roteiro Cinematográfico pela Escola Superior de Cinema i Audiovisuals da Catalunya e Mestre em Artes Cênicas pelo Universidad Autónoma de Barcelona, ambas na Espanha.

Em 2011 o roteirista publicou o livro “Palavra de Roteirista”, em que discute o processo criativo do roteiro para cinema, e documentário de mesmo título. Atualmente escreve séries para TV em parceria com Bráulio Mantovani e Carolina Kotscho.

O objetivo da capacitação promovida pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio visa realizar a análise e curadoria de filmes com base nos referenciais estéticos e técnicos da cinematografia, concebendo o cinema como arte para melhor instituir circuitos de exibição nas salas do SESC, contribuir para a ampliação de conhecimentos que auxiliem na análise de filmes e promover a discussão atualizada das questões relacionadas aos processos de criação cinematográficos.

O curso será ministrado e veiculado por meio de videoconferência, dividido em sete módulos, com nove horas de duração cada: fotografia (que já aconteceu) roteiro, desenho de som, direção de elenco, direção de arte, montagem e direção. Ao todo serão 21 aulas (3 horas/dia). A primeira parte terá caráter expositivo, incluído conteúdos teóricos e análises exemplificativas de trechos de filmes. No segundo momento haverá abertura de discussões e perguntas. Cada módulo conta com a indicação de filmes que devem ser assistidos previamente e dará direito a lista de presença para certificados.

Conheça o cronograma a ser seguido até o final do mês de Abril:

MARÇO

Dias 25, 26 e 27 - DESENHO DE SOM

ABRIL

Dias 01, 03 e 04 - DIREÇÃO DE ELENCO

Dias 8, 11 e 12 - DIREÇÃO DE ARTE

Dias 16, 17 e 18 - MONTAGEM

Dias 24, 25 e 29 - DIREÇÃO

O setor de Cultura do SESC está situado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro, em João Pessoa/PB.

Contatos: (83)3208-3158/9996-0183.

Informa Andréa Gisele Cultura/SESC Centro/Comunicação Social.

Arte: Divulgação/reprodução.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem