VII FESTIVAL DAS ARTES CÊNICAS – UMA COLCHA DE RETALHOS CULTURAIS



O VII Festival das Artes Cênicas segue até o dia 27 de março. Com duração de doze dias, em três cidades, Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Sousa (PB), reúne repertórios e linguagens diversas, em apresentações artísticas produzidas nas cidades-sedes, assim como dos demais estados do Nordeste, e espetáculos nacionais.

Nesta sétima edição, além da multiplicidade de linguagens, o Festival vincula sua realização à diversidade de espaços espalhados pela capital do Ceará, Fortaleza, com atividades no Theatro José de Alencar, SESC-SENAC Iracema e Cuca Che Guevara, além de praças públicas. Como também, no Cariri e em Sousa, nos Centros Culturais Banco do Nordeste e também em praças e ruas. Bate-papos e Oficinas completam a programação.

O VII Festival das Artes Cênicas, com realização de Ato Marketing Cultural, conta com patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. O Festival pode ser definido como uma experiência cênica que cumpre múltiplas funções: as apresentações artísticas e seu poder de entretenimento reflexivo, intercâmbios de grupos artísticos da Região Nordeste, e também nacionais, fortalecimento e estimulo à pesquisa e desenvolvimento cênico, junto a efeitos sociais, benefícios econômicos, visibilidade de grupos, parecer dos formadores de opinião, além de um trabalho sócio-pedagógico que visa maior interação e acessibilidade.

São 24 grupos, 21 do Nordeste, com representação dos nove estados, mas tem também grupos de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Isso porque um dos focos do Festival é o intercâmbio cultural entre as diversas regiões e as linguagens das artes cênicas.

De acordo com Ivina Passos, uma das sócias da Ato Marketing Cultural, “a realização da sétima edição do Festival surge como forma de consolidar sua relevância artística e cultural, uma vez que a continuidade do projeto busca ampliar as possibilidades de circulação e difusão das artes cênicas no País”.

Monique Cardoso, também sócia da empresa (ATO Marketing Cultural) ressalta que “tão importante quanto à difusão e a fruição artística é o investimento em formação e capacitação desses agentes culturais, artistas e grupos, que frente às exigências de profissionalização do setor necessitam cada vez mais de ferramentas técnicas e administrativas para a longevidade de seus trabalhos”.

O Festival, visando atender a essa demanda latente, realizarão oficinas de Produção e Gestão de Grupos e Captação de Recursos, em cada uma das cidades, durante o mês de Abril, ainda como parte integrante de sua Programação.

HISTÓRICO DO VII FESTIVAL DAS ARTES CÊNICAS

Em seu sétimo ano de realização, o Festival das Artes Cênicas, em Fortaleza/CE, Juazeiro do Norte/CE e Sousa/PB, passa a ter papel ainda mais fundamental no processo de consolidação das artes cênicas nordestinas no cenário regional e nacional. Para esta edição, o Festival tem como objetivo principal expandir seu relacionamento com a cena local, incluindo seus contextos e funções sociais à luz da prática da cultura.

Não é à toa que as artes cênicas nordestinas vêm se movimentando tanto nos últimos anos: são viagens, troca de referências, fortalecimento dos grupos, novas plateias, e o Ministério da Cultura e Centro Cultural Banco do Nordeste reconhecem a importância de Festivais desse porte para o desenvolvimento das artes cênicas e da região.

Na sétima edição do Festival das Artes Cênicas, com realização da ATO Marketing Cultural, estimula-se ainda mais a prática e o intercâmbio cultural de grupos nordestinos e nacionais, sempre com espetáculos e oficinas gratuitas, com patrocínio do Banco do Nordeste, via Lei de Incentivo à Cultura.

O Festival terá o encerramento da programação no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, proporcionando a artistas, técnicos e produtores comemorarem fazendo o que fazem de melhor, a Arte.

ATO MARKETING CULTURAL

Acreditando na Cultura como ferramenta eficaz no processo de transformação social, a ATO Marketing Cultural desenvolve um trabalho especializado em ações voltadas para esse campo, como modo de potencializar a comunicação entre instituições e seu público-alvo através da cultura e da valorização do fazer artístico. A ATO tem como objetivo estabelecer um elo entre empresas, poder público, instituições, artistas e público, promovendo a produção, fruição e o consumo das mais diversas manifestações culturais.

O Espetáculo: O esperado Festival das Artes Cênicas, apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e Ministério da Cultura. O Festival estimula o intercâmbio, especialmente do eixo Nordeste.

Por que: O Festival mobiliza três cidades: Fortaleza, Juazeiro do Norte, no Ceará e Sousa, na Paraíba, além de grupos de todo o Nordeste e também nacionais, possibilitando a troca de experiências entre as regiões e as artes.

Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte e Sousa; em Fortaleza, o Festival contará com três polos: no Theatro José de Alencar, SESC-SENAC Iracema e CUCA Che Guevara.

Contato Assessoria de Comunicação:

Roberta Bonfim robertabonfimassessoria@hotmail.com; e Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – lucianoms@bnb.gov.br.

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem