"A ARTE DE APRENDER" COMEMORA 17 ANOS NO RETIRO DOS ARTISTAS


A comemoração dos 17 anos do Curso Livre de Teatro "A Arte de Aprender", coordenado pela atriz Sheilla Martins, reuniu no Teatro Iracema de Alencar, do Retiro dos Artistas, um elenco - de crianças à terceira idade - dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. Nessa oportunidade, foi prestada uma homenagem à querida atriz Nívea Maria, aos residentes do Retiro, ao Produtor João Luiz Azevedo e ao teatrólogo José Maria Rodrigues.

A abertura foi dedicada a artistas paraibanos na interpretação do poema escrito por Ítalo Rômany com  a participação de todo elenco e da violinista Belle Soares ao som da música  “Paraíba masculina” de  Humberto Teixeira.

No palco, os atores apresentaram um espetáculo com esquetes e monólogos, em sua maioria, escritos por participantes do curso "A Arte de Aprender"  com a participação musical de Belle Soares,  Apollo Costa e do DJ Português.

Os homenageados receberam um lindo Troféu de 17 anos de "A Arte de Aprender" confeccionado pelo Artista Plástico Marcos Pinto – foi concebido com a ideia original do mundo, o circulo dividido em duas partes, ao meio,  criando-se outro mundo, mantendo-se as formas originais. O ato de criar e a pintura são gestuais para significar arte, paz e criatividade.  “As cores são fortes porque partem das cores primárias: azul, vermelho, amarelo e branco - que é a mistura de todas as cores - com o preto que é a ausência de cores”, definiu Marcos Pinto. O troféu também foi entregue como forma de agradecimento pela atenção e consideração aos Programas Vídeo Show e Domingão do Faustão,  a Léo Gama (Gerente de Pesquisa de Recursos Artísticos da Rede Globo), a Cibele Santa Cruz (Produtora de Elenco e sócia diretora da Curinga Produções) e à atriz Carla Diaz. 

As palavras de incentivo e apoio da atriz Nívea Maria, o discurso emocionado do Diretor Social do Retiro dos Artistas - Hênio Lousa, do produtor  João Luiz Azevedo e de José Maria Rodrigues foi um dos momentos marcantes do Evento.

A confraternização foi assinada pela empresária carioca Natália Goulart, Cake Designer,  e da paraibana Karla Patrícia da Delicacy Doces Finos.  

O evento contou com o apoio: (no Rio de Janeiro) da Natália Goulart Cake Designer,  Guto Rodriguez Fotografia, P10 Eventos - DJ Português Fernando e Ocean inn Rio Leblon e (no Estado da Paraíba) das empresas Delicacy Doces Finos, Espaço Abner Aluguel de Fantasias, Grupo Caju, Maison Lúcia Chianca Estilista, CRECI Paraíba, Sucos Buon Gelatto, NTU – Núcleo de Teatro Universitário da Paraíba, Ator e Diretor Edilson Alves, Restaurante Canyon de Coqueirinho, Restaurante Camarão Grill, Marta Nascimento, Nikki Produções e Comunicação Digital, Pioneira Imobiliária, Misterz Marketing Digital, Fillip Miranda Cerimonial e Eventos, Teatrólogo Geraldo Jorge, Fino Trapo, CN Tecidos, SATED Paraíba e D&F Studio de Beleza. 

O Curso Livre de Teatro "A ARTE DE APRENDER" é um projeto reconhecido pela capacidade de desenvolver e dar base artística e humana a todos os seus participantes. Em 2012, foi citado na homenagem à atriz Nívea Maria no Programa da Xuxa e, no Domingão do Faustão pela comemoração dos 16 anos de realizações. Em 2010, o Vídeo Show fez um registro no Programa da homenagem que o grande Autor Walcyr Carrasco recebeu em João Pessoa/PB.

Ficha técnica:

Elenco: 
  
Arthur Víctor
Dudu Pereira
Daniela Magalhães
Eval Fídias
Edu Nogueira
Edilza Detmering
Ítalo Marco Santana
Ivan Cleiton
Justino Neto
Juliana Stuart
Maria Alice Carvalho
Max Mendes
Nathanael Alves Filho
Sérgio Nazza

Crianças: Anna Catharina Barros, Isadora Lapenda e João Victor Morais Muniz. 

Atores convidados: Ítalo Rômany,  Apollo Costa e Aldo Galdino.

Textos: Carolina Villaça, Érika Vernik, Eval Fídias Francisco Soares, Jaciara Mendes, José Maria Rodrigues, Lindianne Heliomarie, Ítalo Rômany. Viviana Mesquita e Walcyr Carrasco.

Revisão de texto e adaptação: Edilza Detmering

Direção Geral:  Sheilla Martins

Assistente de Direção: Edilza Detmering, Ítalo Rômany e Eval Fídias.

Produção musical: DJ Português, Belle Soares e Apollo Costa.

Produção Fotográfica: Guto Rodriguez Fotografia

Plano de Luz: Ítalo Rômany 

Cenografia e figurino: Elenco

Coreografia: Sérgio Nazza

Gravação: Robson Gomes Polo Cine Vídeo

Direção, Montagem e edição do vídeo: Marta Nascimento

Criação de Cabelo e Maquiagem: Ítalo Marco Santana e Sérgio Nazza.

Sonoplastia: Apollo Costa e DJ Português.

Agradecimentos especiais: Dudu Pereira, Marcos Pinto, Maurício Barbosa, Flávio Millan, Ítalo Rômany, Edilza Detmering, Edu Nogueira, Aldo Galdino, ao casal Airton Lacerda Martins e Vera Cristina Fialho Amorim, Hênio Lousa (Diretor Social do Retiro dos Artistas), Marta Nascimento, Luciano Medeiros, Cláudia Lima e Lilian Morais.

Produção: Edilza Detmering, Aldo Galdino, Edu Nogueira, Eval Fídias, Ítalo Rômany, Flávio Millan, Ivan Cleiton, Murilo Amaral e Priscilla Detmering.

Realização: SM Assessoria & Produções.

Sobre "A ARTE DE APRENDER"

O curso livre de teatro "A ARTE DE APRENDER" teve início em 1996, na Escola Estadual Cuba, localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

São 17 anos de vida e grandes realizações em todos os lugares por onde passou - Estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

O curso que é ministrado pela atriz Sheilla Martins, está direcionado a todos os segmentos: crianças, jovens, adultos, profissionais liberais e terceira idade.

"A ARTE DE APRENDER" trabalha a impostação da voz, o equilíbrio, a criatividade, a memorização, a interpretação e expressões. O método é único para todas as idades, com exceção do trabalho vocal para as crianças, em pleno desenvolvimento, preparando-as para o futuro.

"A ARTE DE APRENDER" uma vez que se trata de um projeto sem fins lucrativos, realizando as Oficinas e os projetos sociais. É um curso reconhecido pela capacidade de desenvolver e dar base artística e humana a todos os seus participantes.

Desde sua criação, o Ator Presidente do Retiro dos Artistas Stepan Nercessian foi o primeiro padrinho acreditar no projeto juntamente com o saudoso Mestre Diretor Herval Rossano. Através do apoio desses dois grandes homens,  “A Arte de Aprender”  obteve reconhecimento de outros queridos artistas que dão conselhos para os participantes no final de cada edição.

Fotos-crédito: Guto Rodriguez Fotografia

1 Comentários

  1. Gostaria de parabenizar ao Artista Plástico Marcos Pinto, a belíssima ideia de transportar o Mundo para elaboração do troféu, em duas elipses, ou seja em duas metades.. Isso é etnomatemática, estudo da matemática,Um forte abraço a toda a equipe e em especial a Sheilla.
    Sandra Piscitelli

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem