SECULT ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE GESTÃO CULTURAL

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), abriu inscrições para o Curso de Formação de Gestores Culturais da Paraíba, projeto que será desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba (Funetec). O curso é realizado como parte integrante da implantação e consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de julho e devem ser realizadas, exclusivamente, através de carta registrada com aviso de recebimento (AR). A carta deve ser enviada para:

Curso de Gestão Cultural – PB
FUNETEC-PB
Avenida Rio Grande do Sul, nº. 1169
Bairro dos Estados
CEP: 58.030-021 – João Pessoa/PB.

O projeto consiste em um curso de extensão, destinado à formação de gestores culturais dos poderes públicos municipais, além da sociedade civil representante, agentes e produtores culturais. Os municípios que tiverem efetivado sua adesão ao SNC terão uma vaga garantida para o poder público.

Ao todo, serão disponibilizadas 300 vagas, divididas em seis turmas e distribuídas em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri, Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando dinamizar o aproveitamento do potencial cultural de cada uma e viabilizar maior abrangência e acessibilidade dos interessados.

Os conteúdos serão trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra presencial. A etapa virtual funcionará através de plataforma de Ensino à Distância, compreendendo a realização de atividades, como fóruns e chats. A etapa presencial será composta de aula expositiva, oficinas, seminários e exercícios práticos. Cada módulo deverá trabalhar de forma articulada com os conteúdos dos eixos de formação, integrando abordagens teóricas e práticas. Ao final, os participantes receberão o certificado de um curso de extensão de 200 horas/aula, chancelados pelas instituições parceiras.

Os módulos terão os temas: 1. Políticas Públicas de Cultura / Sistema Nacional de Cultura; 2. Diversidade e Desenvolvimento Cultural; 3. Planejamento e Gestão, Gestão em Rede e Instâncias de Governança; 4. Elaboração de Projetos, Editais, Marketing Cultural e Captação de Recursos; 5. Licitação, Prestação de Contas e Convênios; 6. SICONV (Passo a passo na elaboração de Convênios); 7. Seminário de Apresentação dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.

A divulgação do resultado da seleção está prevista para dia 10 de agosto no Diário Oficial da União, site da Secretaria de Estado da Cultura. O início das aulas está marcado para 12 de setembro e o curso se estende até dezembro, envolvendo professores da UFCG e convidados.

Parceiros – A parceria entre as instituições foi estabelecida de modo a possibilitar a realização plena do curso. O Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação Institucional, foi responsável pelas diretrizes do curso, como parte de seu programa de formação de gestores culturais do Sistema Nacional de Cultura.

A Secult-PB elaborou o projeto em suas especificidades relativas à Paraíba, além de fazer gestão do convênio e a articulação entre as instituições parceiras. A Funetec será responsável pela realização. A UFCG fará a coordenação pedagógica do curso, responsabilizando-se pela descentralização da ação nos seus campi no interior do Estado, além de contribuir com a participação de alguns professores que integram a instituição. O IFPB será responsável por disponibilizar a plataforma EAD, essencial para a eficácia do curso, além de também contribuir com a participação de alguns professores e, juntamente com UFCG, chancelar o curso.

Informações pelo e-mail: secult@consultacultural.pb.gov.br




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