O
Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura
(Secult), abriu inscrições para o Curso de Formação de Gestores Culturais da
Paraíba, projeto que será desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura,
a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto de Educação
Tecnológica da Paraíba (IFPB) e a Fundação de Educação Tecnológica da Paraíba
(Funetec). O curso é realizado como parte integrante da implantação e
consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Estado.
As
inscrições estão abertas até o dia 27 de julho e devem ser realizadas,
exclusivamente, através de carta registrada com aviso de recebimento (AR). A
carta deve ser enviada para:
Curso
de Gestão Cultural – PB
FUNETEC-PB
Avenida
Rio Grande do Sul, nº. 1169
Bairro
dos Estados
CEP: 58.030-021 – João Pessoa/PB.
O
projeto consiste em um curso de extensão, destinado à formação de gestores
culturais dos poderes públicos municipais, além da sociedade civil
representante, agentes e produtores culturais. Os municípios que tiverem
efetivado sua adesão ao SNC terão uma vaga garantida para o poder público.
Ao
todo, serão disponibilizadas 300 vagas, divididas em seis turmas e distribuídas
em seis regiões do Estado, contemplando as regiões do Litoral, Brejo, Cariri,
Curimataú, Agreste/Borborema e Sertão, visando dinamizar o aproveitamento do
potencial cultural de cada uma e viabilizar maior abrangência e acessibilidade
dos interessados.
Os
conteúdos serão trabalhados em duas etapas, sendo uma virtual e outra
presencial. A etapa virtual funcionará através de plataforma de Ensino à
Distância, compreendendo a realização de atividades, como fóruns e chats. A etapa
presencial será composta de aula expositiva, oficinas, seminários e exercícios
práticos. Cada módulo deverá trabalhar de forma articulada com os conteúdos dos
eixos de formação, integrando abordagens teóricas e práticas. Ao final, os
participantes receberão o certificado de um curso de extensão de 200
horas/aula, chancelados pelas instituições parceiras.
Os
módulos terão os temas: 1. Políticas Públicas de Cultura / Sistema Nacional de
Cultura; 2. Diversidade e Desenvolvimento Cultural; 3. Planejamento e Gestão,
Gestão em Rede e Instâncias de Governança; 4. Elaboração de Projetos, Editais,
Marketing Cultural e Captação de Recursos; 5. Licitação, Prestação de Contas e
Convênios; 6. SICONV (Passo a passo na elaboração de Convênios); 7. Seminário
de Apresentação dos Projetos de Intervenção na Ação Cultural dos Municípios.
A
divulgação do resultado da seleção está prevista para dia 10 de agosto no
Diário Oficial da União, site da Secretaria de Estado da Cultura. O início das
aulas está marcado para 12 de setembro e o curso se estende até dezembro,
envolvendo professores da UFCG e convidados.
Parceiros
– A parceria entre as instituições foi estabelecida de modo a possibilitar a
realização plena do curso. O Ministério da Cultura, através da Secretaria de Articulação
Institucional, foi responsável pelas diretrizes do curso, como parte de seu
programa de formação de gestores culturais do Sistema Nacional de Cultura.
A
Secult-PB elaborou o projeto em suas especificidades relativas à Paraíba, além
de fazer gestão do convênio e a articulação entre as instituições parceiras. A
Funetec será responsável pela realização. A UFCG fará a coordenação pedagógica
do curso, responsabilizando-se pela descentralização da ação nos seus campi no
interior do Estado, além de contribuir com a participação de alguns professores
que integram a instituição. O IFPB será responsável por disponibilizar a
plataforma EAD, essencial para a eficácia do curso, além de também contribuir
com a participação de alguns professores e, juntamente com UFCG, chancelar o
curso.
Informações
pelo e-mail: secult@consultacultural.pb.gov.br
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