A ARTE DO POETA COM ANTONIO CÍCERO DE 26 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO NO POP


O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo realizará a partir do dia 26 de agosto até  09 de setembro, o cursoA arte do poeta” com Antonio Cícero.

O curso pretende (1) investigar a natureza da poesia e a sua relação tanto com as outras artes quanto com a filosofia; (2) interrogar a produção poética contemporânea e reconsiderar a tradição; (3) avaliar a experiência da modernidade e, em particular, a experiência da vanguarda; (4) discutir as dicotomias tradicionais, tais como verso e prosa, inspiração e trabalho, forma e conteúdo, continuidade e ruptura etc.; (5) revisitar as formas e as técnicas de versificação
.
Conheça a programação:

26 de agosto
É possível definir a poesia? A poesia na tradição ocidental. Homero e a poesia oral primária. O mito, oepos e o logos.

2 de setembro
As formas poéticas. A natureza do poema escrito. A leitura do poema. A poesia e o juízo de valor. A poesia contemporânea e o legado da tradição.

9 de setembro
A poesia contemporânea e o legado da vanguarda. A poesia e a filosofia. A poesia e os novos meios.

Sobre Antonio Cicero:

Poeta e ensaísta, autor dos livros de poemas Guardar (1996) e A cidade e os livros (2002); co-autor, com Luciano Figueiredo, do Livro de sombras(2010) e autor dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995) e Finalidades sem fim (2005). Organizou, em parceria com Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo e, em parceria com Eucanaã Ferraz, a Nova antologia poética de Vinicius de Moraes (2008). Recentemente, participou dos ciclos de conferências "Poetas que pensaram o mundo", "O silêncio dos intelectuais", "A experiência do pensamento" e "A condição humana" e "Poesia e preguiça", organizados por Adauto Novaes. Também é compositor, tendo parceiros como Marina Lima, Adriana Calcanhotto, João Bosco e José Miguel Wisnik.

POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos e palestras, localizado na Rua Conde Afonso Celso, 103, Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Outras informações: (21) 2286-3299 e 2286-3682.


Foto/arte: Divulgação/reprodução Assessoria de Imprensa POP - Polo de Pensamento Contemporâneo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem