A EXPOSIÇÃO ALÉM DA BICICLETA REÚNE 20 OBRAS DE ALBERTO FERREIRA NA CAPITAL PARAIBANA

Nesta quinta-feira acontecerá na Casa das Artes Visuais o lançamento do projeto Fotografia Paraibana Revista, ganhador do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2012, e da exposição Além da Bicicleta, do paraibano Alberto Ferreira, consagrado nome da fotografia brasileira entre as décadas de 50 e 60 do século passado.

O premiado projeto coordenado pelo fotógrafo Gustavo Moura, tem como produto principal uma revista que reúne ensaios de seguidas gerações de fotógrafos paraibanos (nascidos ou radicados no Estado), guiados pelo caráter documental e autoral de sua produção.  São eles: Alberto Ferreira, Antônio Augusto Fontes, Antônio David, Augusto Pessoa, Dayse Euzébio, Francisco França, Gustavo Maia, Gustavo Moura, Hudson Azevedo, João Lobo, Machado Bittencourt, Marcus Antônius, Numo Rama, Reginaldo Marinho, Severino Silva, Walter Carvalho e Wênio Pinheiro.

A publicação conta ainda com textos de Bráulio Tavares, Rita Luz, Gonzaga Rodrigues, Bertrand Lira, Elinaldo Rodrigues, Sidney Rocha, Rosely Nakagawa, Simonetta Persichetti, Clarissa Garcia e João Roberto Ripper.

O perfil documentarista dos ensaios perpassa as variadas temáticas que constitui a realidade brasileira em particular, na visão dos fotógrafos paraibanos. Destacam-se as peculiaridades da paisagem humana, nos fragrantes cotidianos, com seus rudimentos e instantes lúdicos, onde se capta a poesia desenhada pela luz, matéria prima essencial desses artistas.

Sobre a exposição Além da Bicicleta:

Inédita na Paraíba, a exposição Além da Bicicleta reúne 20 obras de Alberto Ferreira, que se notabilizou com uma trajetória marcante no fotojornalismo brasileiro, em especial no Jornal do Brasil, a partir dos anos 50.  Sua produção reúne importantes registros da história do Brasil e do mundo, com destaque para um dos mais completos acervos autorais sobre a construção e a inauguração de Brasília. Contudo, a notoriedade de sua trajetória é associada a atuação em coberturas esportivas, sendo considerado um dos melhores do mundo nessa área. O título da exposição faz alusão ao único registro da famosa bicicleta de Pelé, num jogo contra a Bélgica, no Maracanã, em 1965, que lhe rendeu inúmeros prêmios e publicações pelo mundo. 

A abertura da exposição contará com a participação de Carlos Ferreira (filho de Alberto Ferreira), que fará a apresentação da obra de seu pai. A despeito da repercussão que a obra de Alberto Ferreira conquistou no mundo, o fotógrafo nunca expôs na Paraíba, o que para ele era um sonho, que só agora se realiza.  O fotógrafo morreu em 11 de março de 2007, aos 75 anos de idade.

Fatos históricos, conjugados no mesmo evento, celebram a arte fotográfica até o dia 04 de outubro na Casa das Artes Visuais que fica localizada na Avenida Esperança, 1143, na praia de Manaíra, em João Pessoa/PB.

Serviço:

Lançamento do projeto Fotografia Paraibana Revista
Quando: 22 de agosto (quinta-feira)
Horário: às 19h
Quanto: gratuito
Exposição Além da Bicicleta
Quando: 22 de agosto a 04 de outubro de 2013
Onde: Casa das Artes Visuais
Endereço: Avenida Esperança, 1143, Manaíra, João Pessoa-PB
Mais informações: www.casadasartesvisuais.com.br

Informa Editora/Assessoria de Imprensa da Eliro Produções/Elinaldo Rodrigues
Conheça Eliro Produções audiovisuais e editoriais, webs-site, design gráfico, fotografia, assessoria de imprensa e projetos culturais. Acesse: www.eliro.com.br
Contato: (83) 8713-1956 / 9950-3271/E-mail: eliroproducoes@yahoo.com.br

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem