SÉRGIO FANTINI LANÇA “NOVELLA” SEU MAIS NOVO LIVRO EM JOÃO PESSOA

Em maio de 2011, o autor mineiro Sérgio Fantini esteve em João Pessoa para lançar seu livro “Silas”, ocasião na qual foi generosamente recebido por diversos amigos, leitores e escritores paraibanos. Agora, dois anos depois, volta à cidade para trazendo na bagagem mais uma publicação, o volume de contos “Novella”. A obra será lançada na próxima sexta-feira, dia 9, no Sebo Cultural, a partir das 19h.

“Novella” é mais um livro de contos de Sérgio Fantini, retomando os temas urbanos tão característicos em sua ficção. Lá estão os relacionamentos problemáticos, amores conflituosos e o cenário cotidiano quase como um personagem a mais. O livro carrega consigo o DNA das duas últimas publicações de Fantini. A primeira parte traz contos precisos, ao estilo do ótimo “A ponto de explodir” (que, aliás, ganhará nova edição ainda este ano pelas Jovens Escribas). Já a segunda parte, intitulada “Muito silêncio (por nada)”, traz uma interessantíssima (e multifacetada) personagem chamada Maria, cantada e lamentada pelo(s) narrador(es) das histórias remete às histórias contidas em “Silas”, livro do autor lançado em 2011.

Sobre o livro, Sérgio Fantini disse: “Nomeei Novella a este volume. Como as de tevê, exibo sempre a mesma história vivida pelos mesmos personagens nos cenários sempre iguais. Em italiano, novella remete a evangelho — e literatura é o meu. Enquanto gênero literário, ela não é popular no Brasil: em termos de extensão, algo entre o conto e o romance. Como meus textos parecem existir sempre no mesmo universo (“mundinho” seria mais adequado), fico com a expectativa de que eles possam soar, se eu tiver sorte, não repetitivos, mas como peças de um engenho maior, nem melhor nem pior assim, apenas minha máquina de sobreviver.”

Um detalhe importante sobre “Novella” é que a ilustração que estampa a capa foi feita pelo escritor e roteirista Marçal Aquino. Pouca gente tinha conhecimento deste dom oculto do autor de livros como “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”.

Sérgio Fantini nasceu em Belo Horizonte, onde reside. A partir de 1976, publicou zines e livros de poemas, além de haver realizado shows, exposições, recitais e performances. Teve textos selecionados para diversas antologias no Brasil e exterior. Tem publicados os livros Diz Xis, Cada Um Cada Um, Materiaes (Dubolso), Coleta Seletiva (Ciência do Acidente),  Camping Pop (Yiyi Jambo, Paraguai), A ponto de explodir (edição do autor) Silas, (Jovens Escribas) e A Baleia Conceição (Formato/Saraiva).

Sobre a Editora Jovens Escribas:

A editora potiguar começou como tantas outras independentes espalhadas pelo Brasil, a partir da iniciativa de autores dispostos a se autopublicar. Com a evolução do trabalho, a profissionalização inevitável e a qualidade das publicações, logo os livros e autores lançados pela casa chamaram a atenção de outros escritores fora do Rio Grande do Norte. Em 2007, o editor Carlos Fialho conheceu o autor Sérgio Fantini o que resultou numa série de livros lançados.

Sobre o trabalho da editora, Fantini declarou: “Registro que a competência deste editor e o seu, mais que profissional, afetivo trabalho com Silas, me tranquilizam para tirar da gaveta estes contos imberbes.”

Serviço:

Lançamento do livro “Novella” de Sérgio Fantini.
Local: Sebo Cultural.
Endereço: Avenida dos Tabajaras, 848, Centro, João Pessoa/PB.
Data: 09 de agosto de 2013 (sexta-feira)
Hora: A partir das 19h
Preço do livro: R$ 28

Contatos:

Sérgio Fantini
Carlos Fialho (editor)

Foto/arte: Divulgação Jornalista Linaldo Guedes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem