CANAL FUTURA APRESENTA A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA REVELANDO OS BRASIS

A partir desta semana o Canal Futura estará exibindo a quarta temporada do programa Revelando os Brasis, 40 vídeos realizados por cidadãs e cidadãos de qualquer profissão, em todo o País. Ou seja, um programa realizado por não profissionais do campo audiovisual. Os vídeos se apresentam contextualizados, com informações sobre quem os realizou, onde e em que condições foram feitos, entrevistas com os realizadores. Ao término da exibição da quarta temporada, o Canal Futura terá exibido 160 programas. 
Revelando os Brasis foi criado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em 2003/2004 e desenvolvido em parceria com o Instituto Marlin Azul e o Canal Futura. Após a exibição nessa TV a cabo, o programa pode ser exibido pelos canais públicos, sem qualquer ônus para os mesmos. Destinado a “promover a inclusão do cidadão comum nos processos de criação e produção audiovisuais”, o programa fomenta a realização de vídeos em municípios de até 20 mil habitantes, ou seja, nas pequenas comunidades rurais ou urbanas que são a maioria nos 5.570 municípios brasileiros. O concurso alcança todo o território nacional (principalmente através das agências do Correio) e pede apenas o envio de uma “história” real ou inventada, escrita em qualquer suporte (inclusive a lápis e em papel de embrulhar pão, como já aconteceu).
Quando o MinC, ao lançar as bases do programa, buscava um canal público para compor a parceria vários deles se interessaram, movidos pelo ineditismo de seu desenho: um “produto televisivo” realizado por não profissionais e expondo o Brasil profundo, o ponto de vista de quem não tem direito à divulgação massiva de suas opiniões, os “sem tela”. E realmente o que emana desses vídeos é essa brasilidade radical, documentários e ficções gestados na sinceridade e na fome de se comunicar.
Sendo antes de tudo uma ação com perspectiva inclusiva, o programa promove treinamento dos selecionados e exibição em praça pública dos vídeos em todas as comunidades participantes e suas vizinhanças. Os desdobramentos disso, em nove anos de trabalho, são surpreendentes, incluindo o envolvimento dos participantes na criação de microempresas de produção e de cineclubes; entre 40% a 50% dos participantes realizaram outros vídeos ou participaram na realização de vídeos de terceiros; cerca de 40% passaram a atuar na área de cultura em órgãos municipais ou estaduais e em conselhos, comissões ou movimentos culturais; 7% deles concluíram ou estão concluindo curso de formação superior em audiovisual.
Além da quarta temporada no Canal Futura, outra boa notícia é a convocatória para a realização da quinta temporada (ou do Ano V, como preferem os coordenadores do programa). As inscrições estão abertas até o dia 30, o link é www.revelandoosbrasis.com.br 

Texto/matéria: Orlando Senna.

LINKS PARA TEXTOS DE ORLANDO SENNA NO BLOG REFLETOR
A Bahia dessemelhante   - 13/09/2013
Dragão do Mar  - 06/09/2013
Grafite  - 30/08/2013
Televisão da sociedade  - 26/07/2013
Formação Audiovisual  - 19/07/2005
A dramaturgia da informação  -  05/07/2013
Acesse:  http://www.tal.tv  - clique em Refletor e veja outros textos. 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem