JUCA PONTES LANÇA NOVO LIVRO DE POEMAS - CICLO VEGETAL EM JOÃO PESSOA

O poeta Juca Pontes lança neste sábado, o livro “Ciclo Vegetal”, coletânea de poemas editada pela Forma Editorial, na Livraria Leitura, do Manaíra Shopping, a partir das 19h30, em João Pessoa/PB.

Segundo o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, com “Ciclo Vegetal” Juca Pontes procura testar a sensibilidade poética com base, sobretudo, no fluxo da memória. “De memória donde vêm todas as ressonâncias motivadoras, configurando o território lírico de uma dicção que, em sua simplicidade textual, funde precisão e leveza na organização das palavras e na composição do poema”, acrescentou.

Ao fazer um comparativo com “Ranhuras do Corpo”, livro de estreia de Juca Pontes, Hildeberto vê avanços no autor paraibano, principalmente por investir no menos. “Mas também por ponderar, por esperar e por saber dar a distância possível, quando se trata de processo de maturação poética”.

Já o poeta Sérgio de Castro Pinto destaca que o rio é um tema marcante no livro de Juca Pontes. “Cumpre registrar, aqui, que rio remete à passagem do tempo, à sensação de finitude do homem. E o livro de Juca, entre outras coisas, possui um tom memorialístico, nostálgico, na medida em que procura reconstituir, através da linguagem poética, os tempos idos e vividos”, afirmou.

SOBRE JUCA PONTES

Nascido em Campina Grande, no ano de 1958, reside há  mais de 30 anos em João Pessoa. Poeta, editor e jornalista, tem destacada atuação editorial na Paraíba. Publicou “Laçado corpo”, com desenhos de Chico Dantas (A União Editora, 1984) e “Ranhuras do Corpo”, com ilustrações de Flávio Tavares (Editora  Grafset, 1987). Tem um livro de poemas e fotografia, em parceria com o fotógrafo João Lobo, “Itacoatiara, luz e mistério”, aprovado pela Lei de incentivo cultural do Ministério da Cultura, que pretende lançar no próximo ano.

Foto: João Lobo


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem