POP REALIZA OFICINA DE DOCUMENTÁRIO COM SANDRA KOGUT



O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo está com inscrição aberta para a Oficina de Documentário com Sandra Kogut que será realizada em sua sede no Bairro do Jardim Botânico, de 21 de janeiro a 11 de fevereiro.

Na Oficina de Documentário com Sandra Kogut os alunos irão elaborar e executar um projeto de construção de um personagem a partir da linguagem documental. O exercício poderá ser registrado com qualquer tipo de equipamento, como máquinas fotográficas, aparelhos celulares ou câmeras digitais.

Sandra Kogut é cineasta e documentarista. Realizou os filmes Mutum (2007), Passagers d'Orsay (2003), Um Passaporte húngaro (2001) e Adiu monde (1997) entre outros.

PROGRAMAÇÃO

Como filmar pessoas? O que nos autoriza a filmar alguém? O que nos faz escolher o posicionamento da câmera? E por quê? Na era das câmeras onipresentes e da constante encenação da própria vida, o triângulo (a câmera, quem filma e quem é filmado) se tornou ainda mais complexo e misterioso.

21 de janeiro

Apresentação: ficção ou documentário? Filmes de história, filmes de personagem. Construindo uma narrativa através do olhar. Orientações para a definição dos projetos dos alunos a serem realizados ao longo do curso.

28 de janeiro

Os caminhos da transformação de uma pessoa em um personagem e de um personagem em uma pessoa. Discussão sobre as as primeiras experiências práticas realizadas pelos alunos sobre o(s) personagem(ns) escolhidos.

4 de fevereiro

Os papéis desempenhados pelos personagens. O posicionamento da câmera. Exibição e discussão das cenas em fase de produção. Orientações para finalização do exercício.

11 de fevereiro

Apresentação e análise final das cenas.

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos e palestras, localizado na Rua Conde Afonso Celso, 103, Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Mais informações e matrículas pelos telefones (21) 2286-3299 e 2286-3682.

Acesse: http://www.polodepensamento.com.br/


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem