domingo, 12 de janeiro de 2014

RINALDO DE FERNANDES CONCLUI SEU NOVO ROMANCE

Programado, em princípio, para sair em 2014, o novo romance de Rinaldo de Fernandes, autor do aplaudido “Rita no Pomar”, indicado para o Prêmio São Paulo de Literatura de 2009 e que no ano passado 2013 caiu em vestibulares na Paraíba, já está concluído. Foram quatro anos dedicados à escrita do romance, sendo que no período o autor, sempre muito produtivo, publicou seus ensaios reunidos (Garamond/RJ, 2012), uma coletânea de contos (7Letras/RJ, 2013), organizou a antologia “50 Versões de Amor e Prazer” (Geração Editorial/2012), de contos eróticos escritos por autoras brasileiras e que chegou a ser censurada por um juiz de Macaé, no Rio de Janeiro, e ainda o livro de ensaios "Chico Buarque: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos", lançado recentemente pela Editora Leya.

O novo romance narra a história de um professor universitário, neto de um pernambucano, que mora em São Paulo e cujo avô foi, nos anos 70, no Recife, um implacável torturador. Um dos capítulos chega a narrar, do ponto de vista do protagonista, o famoso Atentado dos Guararapes, no qual uma bomba foi detonada no dia em que chegaria ao Recife o general Costa e Silva. Por causa da bomba, o general foi obrigado a descer no aeroporto de João Pessoa e seguir por terra para o Recife. O atentado é um dos episódios marcantes da história brasileira contemporânea, que deu início à luta armada e que favoreceu o processo de recrudescimento por parte dos militares. 

Segundo Rinaldo, o romance, que é a continuação do conto “O Professor de Piano”, de 2010, narra uma noite de viagem do protagonista num ônibus. Nessa viagem, ele vai recordando, de forma fragmentada, dos dois grandes amores de sua vida e da relação dele com o seu avô, após ter perdido o pai. Um caso de paixão alucinante é deixado para ser revelado ao final. Mais uma vez, como em “Rita no Pomar”, há uma peripécia que altera os rumos da história, surpreendendo o leitor.

Contatos com o escritor Rinaldo Fernandes através do e-mail rinaldofernandes@uol.com.br

Informa e assina a matéria o jornalista Linaldo Guedes.

Foto/arte: Reprodução/divulgação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário