EDITORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (EDUEPB) REALIZARÁ DE 07 A 09 DE MAIO A XXVII REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS (ABEU) EM CAMPINA GRANDE

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) convida editores, diretores, escritores, produtores, jornalistas, profissionais das artes gráficas, profissionais do livro de um modo geral a participarem da XXVII Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), que será realizada de 07 a 09 de maio, no Garden Hotel, em Campina Grande/PB. O tema da reunião, que tem a EDUEPB como organizadora, é livro e apropriação social do conhecimento.

O tema se impõe, de um lado, pela necessidade de avaliação da relação dos conteúdos editados pelas editoras universitárias com as demandas de construção de um mundo mais justo e sustentável; de outro, pela possibilidade, também de avaliação, das políticas de estímulo à leitura e formação de leitores para a cidadania; das políticas de preços e práticas de divulgação científica; da compreensão expressa pelas editoras do que é livro universitário e do papel das editoras; das relações institucionais e interinstitucionais e das políticas de parcerias; e, enfim, do fazer livro universitário e dos resultados desse fazer.

O evento é aberto, também, a participação de editoras e profissionais não vinculados diretamente à produção de livros universitários. O Brasil tem hoje mais de 400 editoras universitárias, que produzem, em média, cerca de 20 mil novos títulos anuais e respondem por mais de 60% do mercado de livros técnicos, didáticos e acadêmico stricto sensu.

Na Paraíba, já são cerca de 10 editoras universitárias, que publicam, por ano, em torno de 100 novos títulos juntas. A EDUEPB responde, hoje, por mais de 50% dessa produção.

A reunião da ABEU em Campina Grande está organizada em três eixos:

- Mesas redondas temáticas,

- Trocas de experiências e oficinas técnicas.

Estão sendo oferecidos quatro minicursos:

- Assessoria de Comunicação para bens Culturais;

- Design e Projeto Gráfico para o livro;

- Tratamento de Texto e Leitura Universitária;

- Difusão e Distribuição do Livro: caminhos possíveis.

Inscrições e informações no site do evento: http://sites.uepb.edu.br/abeu/

Texto e divulgação de Cidoval Morais de Sousa Coordenador do Evento.

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem