CANTORA LÍRICA ISABEL BARBOSA RECEBE HOMENAGENS NA PARAÍBA

De passagem pelo seu Estado a cantora lírica paraibana Isabel Barbosa recebeu a Comenda Medalha Epitácio Pessoa concedida pelo Presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba Ricardo Marcelo, autor da propositura Deputado Arnaldo Monteiro, no Solar do Conselheiro. Também foi congratulada pela Prefeitura de Esperanca, sua terra, com o titulo de Cidadania Honra ao Mérito.

Recentemente, Isabel Barbosa, ao lado do pianista italiano R.Riccardi, apresentou um trabalho inédito intitulado “Não sou nada”, no Teatro Comunale Citta della Pieve.

E na Alemanha participou do Fortbildung Szenischen Interpretation von Musiktheater,Teather Staatsoper Berlin.

SOBRE ISABEL BARBOSA

De uma família de poucos recursos, Isabel foi adotada ainda criança e foi viver em João Pessoa. Ingressou nos estudos de piano aos cinco anos com Isabel Burity. Posteriormente estudou violino no curso de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornando-se profissional na Orquestra Sinfonica dos Estados do Rio Grande do Norte e Paraiba. Em 1995, graduou-se em Educação Artística e habilitou-se em música pela UFPB.

Em 2000, na capital paraibana, participou do Concerto Paraiba, Gente Nostra da TV Cabo Branco da Rede Globo, onde toda arrecadação foi para arcar com os custos da cantora dos estudos de canto e idioma na Itália. Nos Estados Unidos estudou na Westminster Choir College, com Marvin Keenze. Graduou-se e pós-graduou-se em Canto Lírico, no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, entre 2007 e 2010. E pela UFPB em Licenciatura em Musica.

No ano de 2009, Isabel Barbosa, tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante Instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini.

Em maio de 2010, realizou o recital Nuances del Bel Canto, em um dos mais importantes teatros da cultura italiana, o Signorelli de Cortona, junto ao Tuscan Sun Festival receberam renomados cantores líricos como Anna Netrebko, Marcelo Alvarez, Dmitri Hvorostovsky, entre outros. Na apresentação, a cantora foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini destaque de crítica do Festival Rossiniano de Pesaro, na Itália.

O evento também teve a presença de honra do consagrado barítono alemão Johannes Martin Kranzle que subiu ao palco para cantar ao lado de Isabel Barbosa. No mesmo ano, Kranzle foi Alberich na ópera Das Reihngold, no Teatro Alla Scala de Milão. Em 2011 interpretou Beckmesser in Meistersinger no Glyndebourne Festival e Musiklehrerde Ariadne auf Naxos no Teatro de Opera de Koln.

Contato através do site: www.isabelbarbosa.com.br

Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem