EXPOSIÇÃO COLETIVA GRATUITA MOSTRA PESQUISAS REALIZADAS PELO LABORATÓRIO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO CCBNB-FORTALEZA


Em cartaz até 31 de julho a exposição coletiva gratuita que mostra pesquisas realizadas pelo laboratório de arte contemporânea do Centro Cultural Banco do Nordeste CCBNB-Fortaleza/CE. Participam da mostra os artistas visuais: Adriele Freitas, Caio Dias, Filipe Acácio, Flávia Memória, Juliana Capibaribe e Júnior Pimenta.

Aberta das 10h às 20h, a realização contou com o acompanhamento dos curadores Marisa Morkarzel (Pará), Cecília Bedê (Ceará) e Ligia Afonso (Portugal).

O Laboratório de Artes Visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza tem como objetivo geral intervir no circuito de formação de artistas, críticos e pesquisadores de artes visuais que estejam interessados na produção contemporânea em Fortaleza.

O Laboratório iniciou suas atividades em maio de 2011 com a formação do Centro de Artes Visuais de Fortaleza, por meio da Vila das Artes. Constituiu-se como um programa integrado de ações de formação, com intenções de promover o fortalecimento e amadurecimento da produção local em Artes. Neste sentido, foram realizados: o Laboratório de Linguagens Visuais, coordenado pelo artista Solon Ribeiro, destinado a iniciantes nas Artes Visuais e composto por 12 cursos livres modulares de caráter teórico-prático; e o Programa de Pesquisa em Artes Visuais, coordenado pelo artista Enrico Rocha, para artistas, jovens críticos e curadores que já possuíam uma trajetória já inscrita no circuito de arte contemporânea, mas buscavam aprofundar suas pesquisas, composto por 10 cursos livres modulares de caráter teórico para oito artistas e quatro pesquisas de crítica ou curadoria.

A seleção dos participantes foi através de edital público. Todos os módulos dos cursos foram realizados na Vila das Artes, tendo uma aula aberta para o público em geral. Ao final, os participantes do Laboratório Pesquisa em Artes Visuais realizaram uma exposição no CCBNB-Fortaleza, em setembro de 2012.

A segunda edição do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza 2013/2014 foi realizada, de setembro de 2013 a maio de 2014, desta vez em parceria com o espaço “Dança no andar de cima”. O foco dos trabalhos concentrou-se na jovem produção das Artes Visuais de Fortaleza e com três avanços: o acompanhamento sistemático de todo o processo dos participantes pelos artistas-professores Solon Ribeiro e Waléria Américo, práticas no ateliê coletivo à disposição no espaço “Dança no andar de cima” e conversas com artistas locais. Em duas fases distintas, porém contínuas, esta edição do Laboratório contou com módulos teóricos sobre questões que erguem as discussões sobre a Cor, o Espaço e o Corpo.

Esta primeira fase contou com 15 participantes selecionados por edital público, teve a duração de três meses e foi composta por seis cursos livres e três Conversas de Artistas, que totalizaram 240 horas-aula. Já a segunda fase aconteceu com seis participantes, selecionados a partir do desenvolvimento dos seus trabalhos na primeira fase e premiados com Bolsas de Estímulo à Produção, a fim de prosseguirem suas pesquisas com orientação dos críticos/curadores Marisa Morkarzel (Pará), Cecília Bedê (Ceará) e Ligia Afonso (Portugal).

O desenvolvimento dos projetos do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza 2013/2014 ocupa agora o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza para uma apresentação pública de suas experiências.

Texto e divulgação Luciano Sá (assessor de imprensa).

Contatos dos artistas e orientadores do Laboratório de Arte Contemporânea do CCBNB-Fortaleza:

Telefone - (85) 3464.3196

E-mail – lucianoms@bnb.gov.br

Crédito: Célio Celestino



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem