terça-feira, 29 de julho de 2014

POP - POLO DE PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO REALIZA CURSO TRÁGICO EM SHAKESPEARE COM PEDRO SÜSSEKIND

No POP - Polo de Pensamento Contemporâneo começa nesta quarta-feira o Curso Trágico em Shakespeare com Pedro Süssekind. Serão ministradas quatro aulas, as quartas-feiras, de 30 de julho a 20 de agosto, das 19h30 às 21h30.

A intenção do curso é estudar as diferentes concepções do trágico nas chamadas quatro grandes tragédias de Shakespeare: Hamlet, Otelo, Rei Lear e Macbeth. As abordagens evidenciarão temas da poética e da filosofia do trágico, tais como o conflito entre liberdade e necessidade, o efeito (catarse), o terror e o destino. Cada comentário tratará de uma configuração específica do trágico, mostrando Hamlet, Otelo, Rei Lear e Macbeth como faces da tragicidade inerente à condição humana.

PROGRAMAÇÃO

30 de julho
Hamlet e a filosofia.
As fontes usadas por Shakespeare na composição de Hamlet, como Sêneca, Maquiavel e Montaigne, e as diversas interpretações de Hamlet, passando por Freud, Nietzsche e Camus.

6 de agosto
O efeito de Otelo.
A peça será analisada a partir do conflito de duas visões de mundo: a ótica perversa do vilão e a ótica inocente do herói trágico. Duas perspectivas demasiado humanas, nas qual o espectador vê refletidos os conflitos de sua própria natureza.

13 de agosto
O terror em Rei Lear.
O rei que se retira não deixa apenas o trono vago, mas acarreta a desordem tanto na vida social quanto na natureza, o absurdo da condição humana se evidencia e o trágico se aproxima do grotesco.

20 de agosto
O destino em Macbeth.
Shakespeare elabora nessa peça temas clássicos da tragédia, como as previsões do futuro e a luta do homem com o destino. Mas aqui os eventos sobrenaturais são inseparáveis das maquinações humanas movidas pela ambição.

SOBRE PEDRO SÜSSEKIND

O Tradutor, escritor e professor Pedro Süssekind, é Doutor em Filosofia pela UFRJ, tem especialização em Literatura Comparada na Universidade Livre de Berlim. Traduziu, entre outros, Ensaio sobre o trágico, de Peter Szondi e Teatro pós-dramático, de Hans-Thies Lehmann. Publicou o livro de contos Litoral, o romance Triz e o ensaio Shakespeare, o gênio original. É professor de Estética e Filosofia da Arte na Universidade Federal Fluminense.

Informa assessoria do POP - Polo de Pensamento Contemporâneo no Rio de Janeiro.

Contato:

Telefones - (21) 2286-3299/2286-3682.

Endereço - Rua Conde Afonso Celso, 103, Bairro Jardim Botânico.

E-mail - info@polodepensamento.com.br

Site - http://www.polodepensamento.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário