OFICINA DE EDIÇÃO NA CASA CONTEMPORÂNEA

A Casa Contemporânea vai realizar a Oficina de Edição com Patrícia Francisco, de 15 a 24 de setembro, voltado para artistas visuais e cineastas. Serão dez dias de aulas, das 15h às 18h, com 24h de carga horária.

A Oficina de Edição vai propor a criação de uma obra audiovisual por meio da experimentação, organização e escolha do material videográfico capturado pelo artista.

Embasado na história da arte, do cinema e nos conceitos de percepção visual, o artista terá contato com o corte, o ritmo, a trilha sonora e o roteiro, experimentando a edição de imagens em movimento e de imagens fixas por meio de programa de edição de vídeo no computador.

O objetivo dessa oficina é criar uma obra audiovisual, coletiva e individual, dentro da linguagem arte e cinema.

SOBRE PATRICIA FRANCISCO

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, vive e trabalha em São Paulo desde 2003. É cineasta, artista plástica e pesquisadora. Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Bacharel em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA-UFRGS). Atua como profissional freelancer em projetos audiovisuais, de artes e de pesquisa. Como cineasta participou de festivais de curtas internacionais do Rio de Janeiro e São Paulo, da Mostra de Cinema de Tiradentes, da Mostra do Filme Livre e na Argentina, Itália, Espanha, Malásia, Estados Unidos e França nos curtas metragens: "Retratos da Vó Ana”, "Eu”, "Trilho” e "A Inventariante”.

A artista atua na Direção, e Montagem de filmes, em fotografias e livro de artista. Utiliza a memória como tema central em suas obras. Participou de residências artísticas como o programa "Obras em Construção" na Casa das Caldeiras, em São Paulo, de julho/2010 até março/2011. E do programa internacional "ACE-Pirar" da Fundación ACE Para El Arte Contemporânea, em Buenos Aires/ AR, em janeiro 2014. Trabalha no seu longa-metragem em finalização: "Que Cantadora a Vida Me Fez”, sobre as memórias da cantora paulista Dona Inah, com patrocínio Natura Musical.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AMIEL, Vincent. Trad. Carla Bogalheiro Gamboa. Estética da Montagem. Coleção Mimésis Artes e Espetáculo. Lisboa: Edições Texto & Grafia.

AUMONT, Jacques. 2004. O Olho Interminável [cinema e pintura]. São Paulo:Cosac & Naify.

BELLOUR, Raymond. 1997. Entre-imagens – foto, cinema, vídeo. Campinas: Papirus.

DUBOIS, Philippe. 2004. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify.

FRANCISCO, Patrícia. 2008. Um outro cinema – cinema documentário e memória. Dissertação de Mestrado em Artes – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. São Paulo.

MACHADO, Arlindo. 2011. Pré-cinemas & Pós-cinemas. São Paulo: Papirus.

MURCH, Walter. Trad. Juliana Lins. Num piscar de olhos – a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. XAVIER, Ismail. (org) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1991.

PÚBLICO ALVO: A partir de 20 anos de idade, com experiência comprovada em Artes obrigatoriamente. Podem ser pessoas com formação em Artes, Arquitetura ou Cinema. As pessoas com formação em Artes fora do âmbito universitário, enviar mini currículo que comprove sua experiência em Artes para francisco.patricia@gmail.com

REQUISITOS: se o artista tiver, levar notebook, computador Mac com software Final CUT 7.

INVESTIMENTO: R$ 650,00

FORMA DE PAGAMENTO: em duas vezes ou à vista com 5% de desconto.

A metodologia, programação dos conteúdos detalhados e outras informações acesse: http://casacontemporanea370.com/article/Videos-e-Filmes-Oficina-de-Edicao-com-Patricia-Fra.html
 
A CASA CONTEMPORÂNEA funciona na Rua Capitão Macedo, 370, Vila Mariana, em São Paulo.

CONTATO:

Telefone - (11) 2337-3015

E-mail - casacontemporanea370@gmail.com, contato@casacontemporanea370.com
 
 
Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem