CONCERTO SESC PARTITURAS PRESTA HOMENAGEM AO MAESTRO KAPLAN NA CAPITAL PARAIBANA NESTE SÁBADO

O Serviço Social do Comércio da Paraíba realiza neste sábado (13), a terceira etapa do Concerto SESC Partituras, homenageando o Maestro Alberto Kaplan. O evento acontece na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, na Universidade Federal da Paraíba, às 20h, com entrada gratuita. Neste terceiro concerto, músicos paraibanos interpretarão composições de Marcilio Onofre, Eli-Eri Moura e Carlos Anísio, além de peças do homenageado.

Na programação as obras do Maestro José Alberto Kaplan: Modinha e Tango, interpretadas por Maria Leopoldina Onofre, na flauta, João Johnson, no oboé e Heleno Feitosa no fagote; Partita – Variantes sobre um tema de Sivuca, interpretadas por Vânia Claudia Camacho e José Henrique Martins, ambos no piano; e Variantes, para flautas, violão e orquestra de câmara, interpretada por Maria da Conceição Benck, na flauta e Erick Pronk, no violão, sob regência do Maestro Carlos Anísio.

A obra Noturno I. a, de Marcílio Onofre, será interpretada por Robson Gomes da Silva, na trompa, e José Henrique Martins, no piano. A composição Replantio para quinteto de sopros, de Carlos Anísio de Oliveira, e Peixe Vivo, de Eli-Eri Moura, serão interpretadas pelos músicos Maria Leopoldina Onofre, na flauta; Aynara Silva, no clarinete; João Jhnson, no oboé; Heleno Feitosa, no fagote e Robson Gomes da Silva, na trompa.

A edição 2014 do SESC Partituras, na Paraíba, tem como homenageado o pianista, professor, compositor e regente José Alberto Kaplan. Ele foi professor de Piano e Matérias Teóricas (Harmonia Tonal, Contraponto e Estética) no Departamento de Música, da UFPB, de 1964 a 1996, ano de sua aposentadoria. O Maestro já recebeu diversos prêmios, entre eles o Diploma de Honra no VI Concurso Internacional de Piano Maria Canals em Barcelona, Espanha, em 1960.

O SESC Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. O site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes e pesquisadores.

Após a apresentação estará disponível no site www.sesc.com.br/SescPartituras/ a partitura da peça.

Texto/divulgação: SESC Paraíba.

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem