QUINZE INSTITUIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS OFERECEM MAIS DE 80 BOLSAS DE INTERCÂMBIO NO PROGRAMA CONEXÃO CULTURA BRASIL

Quinze instituições nacionais e internacionais oferecem bolsas de intercâmbio no Programa Conexão Cultura Brasil, uma realização da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com os ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE).

Por meio de parceria também com o British Council, Neso, Embaixada da Itália, entre outras instituições, o Ministério da Cultura articulou mais de 80 oportunidades para estudantes brasileiros dentro do Edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbio. São cursos, estágios e residências artísticas voltadas para diversas áreas das artes, cultura e gestão cultural, no período de janeiro a março de 2015. As bolsas envolvem dez diferentes cidades do mundo, em países como Reino Unido, Espanha, Holanda, Itália e Brasil.

Para participar, os interessados devem seguir dois processos simultâneos: contatar a instituição de destino para apresentar a proposta de intercâmbio a fim de receber a carta-convite na vaga desejada e realizar a inscrição no edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios no site do Ministério da Cultura até o dia 7 de novembro de 2014.

QUINZE INSTITUIÇÕES JÁ ADERIRAM AO PROGRAMA

Na Itália, a Universidade de Bolonha concedeu 25 vagas para estudantes de universidades brasileiras parceiras. Já a Fondazione Memmo oferece uma bolsa para seu programa de residência artística. Também na Europa, estudantes de música têm a oportunidade de duas bolsas integrais em cursos no Conservatório de Amsterdã, na Holanda.

O Instituto Europeu de Design destinou, ao Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, nove bolsas integrais para cursos em Milão e Florença, na Itália, e em Barcelona, na Espanha. A moda é tema de três dos cinco cursos oferecidos pela instituição.

Ainda na Espanha, a Universidade de Barcelona destinou quinze bolsas parciais em cursos de pós-graduação em Turismo Cultural e Cooperação e Gestão Cultural Internacional para brasileiros. A Universidade Complutense de Madrid, por sua vez, oferece duas vagas de intercâmbio profissional para atuar na plataforma cultural La Cultora, vinculada ao mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da entidade.

No Reino Unido, as oportunidades são articuladas pelo British Council em instituições como o Southbank Center, Universidade Queen Mary, Science Museum Group, Horniman Museum and Gardens, World Heart Beat Music Academy, Stagetext e Vocal Eyes, People’s Palace Project e Creativeworks London. Os interessados nas vagas de residência artística ou estágios nessas instituições devem entrar em contato exclusivamente com o British Council.

Já no Brasil, a Universidade Cândido Mendes oferece cinco bolsas integrais para módulos do MBA em Economia Criativa e Cidades, primeira pós-graduação do campo no país.

A Secretaria da Economia Criativa criou um site do Programa Conexão Cultura Brasil com a relação de todas essas oportunidades. Todos os detalhes, como duração, local das atividades, condições de participação e número de vagas, estão disponíveis por lá.

TEXTO: AsCom/MinC

Fonte: http://culturadigital.br/mincnordeste/2014/10/07/mais-de-80-bolsas-para-o-programa-conexao-cultura-brasil-intercambio/




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem