domingo, 2 de novembro de 2014

RINALDO DE FERNANDES LANÇA ROMANCE “ROMEU NA ESTRADA” EM JOÃO PESSOA

O lançamento nacional de "Romeu na Estrada" (Ed. Garamond/RJ), novo romance de Rinaldo de Fernandes, ocorreu na quinta-feira, 30 de outubro, na capital paraibana, no Café Galeria Louro e Canela, localizado na Avenida João Maurício, 1443, Manaíra.

Este é o segundo romance de Rinaldo, autor também de "Rita no Pomar" (2008), que foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e que caiu, em 2013, em vestibulares na Paraíba.

Rinaldo é ainda conhecido como organizador de antologias de ensaios com ampla repercussão nacional, destacando as divulgadas sobre Chico Buarque.

SOBRE O ROMANCE "ROMEU NA ESTRADA"

Romeu, o protagonista, é um professor universitário de Música que mora em São Paulo. Um membro importante de sua família foi, nos anos 70, no Recife, um implacável torturador. Embora com esse fundo histórico, "Romeu na estrada" é, antes de tudo, uma dilacerante história de amor. Ou um livro sobre a paixão e suas penúrias. Ou ainda sobre a solidão e seus desassossegos. E lança as questões: Toda traição é igual? Há um tipo de traição pior do que a traição amorosa?

O posfácio de Luciano Rosa, doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ajuda a iluminar elementos importantes deste romance que, desenvolvendo-se a partir de dois núcleos principais, tem uma forma fragmentada. Uma forma fragmentada e muito original: a atraente, mas, sofrida história de Ângela, paixão da juventude de Romeu, alternando-se, a partir de certo momento, com a de Sofia, amor da maturidade do protagonista, configura uma “narrativa em abismo” (“mise en abyme”), ou seja, uma segunda história posta numa primeira; a história de Ângela espelha, em certos aspectos, para os quais o leitor dever ficar atento para melhor capturá-los, os sentidos da história de Sofia, numa articulação sutil e magistral do romancista.

Enfim, um romance denso, muito inteligente, incisivo, poético, e que comunica bem – qualquer leitor compreende, em seus pontos principais, o drama pelo qual Romeu passa.

Texto/fonte: Jornalista Linaldo Guedes.

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário