quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

POP - POLO DE PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO REALIZA O CURSO CRIAÇÃO DE TEATRO MUSICAL

O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo realiza nesta quinta-feira, 15 de janeiro, o CursoCriação de Teatro Musical”, com participação de mestres renomados: Aniela Jordan, Delia Fischer, Newton Cannito e Rodrigo Nogueira.
 
Num contexto de renascimento do teatro musical no Brasil, com espetáculos de grande sucesso de público, como A Noviça Rebelde; Beatles num Céu de Diamantes; Hair; Elis, A musical e Chacrinha, a capacitação de profissionais que atuam em todas as áreas da criação de um musical faz-se urgente.
 
Neste curso serão abordados os temas da produção, direção musical e dramaturgia. Cada mestre irá compartilhar com o público, a partir das principais realizações recentes e os elementos essenciais para se trabalhar neste meio em ascensão. Serão quatro aulas, todas as quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.
 
PROGRAMAÇÃO
 
15 de janeiro - ANIELA JORDAN
O processo de produção de espetáculos musicais no Brasil. Pensando e fazendo diferente, o desafio da realização de uma grande produção, as escolhas, o crescimento econômico do mercado artístico sem perder a criatividade.
 
22 de janeiro - DELIA FISCHER
A música no teatro musical brasileiro e o trabalho com os atores: seleção; formação de elenco; procedimentos de audição; formação e aperfeiçoamento musical.
 
29 de janeiro - NEWTON CANNITO
Como criar dramaturgia musical? Principais estilos de enredo; uso consciente da fábula; métodos de aproximação entre música e dramaturgia; a cena musical: o momento lírico das personagens e o período de distanciamento cômico. Análise de cenas de clássicos do cinema musical como West Side History, Cantando na Chuva, Gigi, Os Guarda Chuvas de Paris, entre outros.
 
5 de fevereiro - RODRIGO NOGUEIRA
Como contar uma história usando fala e música, quando já é difícil contar uma história somente com palavras? O modelo de musical da Broadway funciona em Nova York e no mundo. E, no Brasil, o que pode funcionar, além das biografias de cantores nacionais?
 
SOBRE OS MINISTRANTES:
 
NEWTON CANNITO é autor e roteirista de televisão, atualmente contratado da Rede Globo. Fez seriados como 9mm e Cidade dos Homens. No momento prepara seu longa musical, chamado Magal e os Formigas. Também escreve uma peça musical para a produtora Aventura. É autor de vários livros como Manual de Roteiro.
 
ANIELA JORDAN é produtora. Trabalhou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 20 anos como responsável pela coordenação técnica de espetáculos de balé, ópera, concertos e da direção operacional, culminando com a coordenação do departamento de produção executiva. Em 2003, passou a produzir musicais, como A Ópera do Malandro, Cristal Bacharah, Tudo é Jazz!, entre outros. Com muitos anos de experiência em produção de espetáculos de grande porte, é hoje sócia-diretora Sócia-Diretora da Aventura Entretenimento e responsável pela direção executiva da empresa, que produziu espetáculos como A Noviça Rebelde, Beatles num Céu de Diamantes, O Despertar da Primavera, Hair, Um Violinista no Telhado, entre outros. Em 2012, assumiu a residência artística do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, espaço que foi referência de entretenimento para várias gerações e estava fechado por havia 16 anos. Em 2013 e 2014, assina a produção de sucessos como Elis, A musical; Se eu fosse você, o musical e Chacrinha, o musical.
 
DELIA FISCHER é compositora, arranjadora, pianista e cantora. Fez a direção musical e arranjos de Elis, A musical, Rock in Rio, O musical e Chacrinha, O musical. Fez os arranjos de: Beatles num céu de diamantes, Milton Nascimento nada será como antes e 7, O musical. Tem seu trabalho autoral registrado nos CDs: Antonio (carmo ECM), Presente (Dubas) e uma releitura de canções de Egberto Gismonti no cd Saudações Egberto (Rob Digital). Atualmente compõe e produz seu novo trabalho autoral.
 
RODRIGO NOGUEIRA é autor, diretor e ator. Já escreveu novelas, séries, quinze peças de teatro e agora tem se especializado em musicais. Foi autor de Rock in Rio, o musical; Chacrinha (em parceria com Pedro Bial), e prepara mais dois trabalhos do gênero para a Aventura Entretenimento.
 
O POP - Polo de Pensamento Contemporâneo é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.
 
CONTATO:
 
Telefones (21) 2286-3299 e 2286-3682.
 
Endereço: Rua Conde Afonso Celso, 103, Bairro Jardim Botânico, Rio de Janeiro.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário