APRESENTAÇÕES CULTURAIS MARCAM DIA MUNDIAL DO TEATRO E NACIONAL DO CIRCO NA PARAÍBA


No dia 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Para celebrar a data, 12 cidades de diferentes regiões da Paraíba estão recebendo espetáculos até o dia 28 deste mês. O homenageado é o ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro do ano passado. Ao todo, serão 16 apresentações espalhadas pelos municípios de João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa.

O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), com apoio das prefeituras. A programação é gratuita.

É a quarta edição do evento que tem como característica a circulação de grupos e a abrangência estadual, já que os municípios foram escolhidos de maneira estratégica para que polarizem diferentes regiões do Estado, possibilitando que a população de cidades circunvizinhas também possa assistir às apresentações. Além de grupos paraibanos, este ano a programação traz atrações do Rio de Janeiro (RJ), Itapipoca (CE) e Recife (PE).

As apresentações vão ocupar teatros, auditórios e praças nas cidades contempladas, como forma de popularizar as artes cênicas e fortalecer o gênero de teatro de rua. Assim como nos anos anteriores, espetáculos circenses fazem parte da programação, já que a data 27 de março festeja as duas vertentes artísticas – o teatro e o circo. O evento também destaca o potencial artístico da Paraíba e proporciona a circulação de grupos de diferentes cidades.

Em João Pessoa, serão quatro apresentações já iniciada nesta quarta-feira (25), começou com “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, monólogo de Raquel Rocha (Rio de Janeiro/RJ). A atração subiu ao palco da Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Após o espetáculo, houve um debate sobre o tema “Teatro e Gênero”, mediado por Ana Cristina Marinho, atriz e professora do curso de Letras da UFPB. Nesta quinta-feira (26), o público poderá assistir “O Casamento de Tabarim”, do grupo Casa de Teatro Dona Zefinha (Itapipoca/CE). A apresentação será na Praça da Paz (Bancários), às 19h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro e Espaços Públicos, com mediação do diretor do grupo Quem Tem Boca é pra Gritar (PB), Humberto Lopes.

Na sexta-feira (27), a turma de concluintes do curso de Teatro da UFPB (João Pessoa/PB) apresenta a peça “Henrique IV” no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, às 20h. No sábado (28), o grupo Rapha Santacruz Produções (Recife/PE) se apresenta com “Haru – A Primavera do Aprendiz”, às 18h. Após o espetáculo, haverá debate com o tema Teatro para a Infância e Juventude, que será mediado por Valeska Picado, diretora do grupo Engenho Imaginário (PB).

Em Campina Grande, a programação acontece em dois dias, contemplando o público adulto e infantil. Na quinta-feira, o Cine Teatro São José recebe a peça “A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio”, monólogo de Raquel Rocha (Rio de Janeiro/RJ), às 20h. Em seguida, haverá debate com o tema Teatro e Gênero, com mediação de Eliane Lisboa, diretora e professora de teatro do curso de Arte e Mídia da UFCG. Na sexta-feira (27), no mesmo local, o público poderá assistir ao Grupo Graxa de Teatro com o espetáculo infantil “Faz de Conta”, às 18h. Em todas as outras cidades que acolherão o evento as apresentações se concentrarão na sexta-feira (27).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA - DIA - ESPETÁCULO - GRUPO - ORIGEM - LOCAL - HORA - OBS.
 
27 DE MARÇO
DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO

JOÃO PESSOA

25 (quarta) - A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio - Monólogo de Raquel Rocha - Rio de Janeiro - RJ - Teatro de Arena Leonardo Nóbrega – Espaço Cultural - 20h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro e Gênero.
 
26 (quinta) - O Casamento de Tabarim - Casa de Teatro Dona Zefinha - Itapipoca - CE - Anfiteatro da Praça da Paz (Bancários) - 19h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro e Espaços Públicos.

27 (sexta) - Henrique IV - Turma de concluintes do Curso de Teatro da UFPB - João Pessoa - PB - Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural - 20h.
 
28 (sábado) - Haru – A Primavera do Aprendiz - Rapha Santacruz Produções - Recife - PE - Teatro Paulo Pontes – Espaço Cultural - 18h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro para a Infância e Juventude.

CAMPINA GRANDE
 
26 (quinta) - A Vida das Palavras de Stela do Patrocínio - Monólogo de Raquel Rocha - Rio de Janeiro - RJ Cine-Teatro São José - 20h. Após a apresentação haverá um debate com o tema Teatro e Gênero.
 
27 (sexta) - Faz de Conta (infantil) - Grupo Graxa de Teatro - João Pessoa - PB - Cine-Teatro São José - 18h. 

ALAGOA GRANDE

27 (sexta) - Alforria - Cia. De Artes Vira Volta - Cuité - PB - Teatro Santa Ignês - 20h.

AREIA

27 (sexta) - Os Nadadores - Circo de Eventos da Paraíba - João Pessoa - PB - Teatro Minerva - 20h.

BANANEIRAS
 
27 (sexta) - Circo Arlequin - Trupe Arlequin de Circo-Teatro João Pessoa - PB - Praça Central - 19h.

CAJAZEIRAS

27 (sexta) - Casamento de Branco - Flor de Cedro - Bananeiras - PB - Praça Nêgo Zé – Bairro Ronaldo Cunha Lima - 19h.

CONDE

27 (sexta) - Clown Bar - Bufões de Olavo - João Pessoa - PB - Auditório da Escola João Gomes Ribeiro - 20h.

CUITÉ

27 (sexta) - Os Malefícios do Fumo - Monólogo de Daniel Araújo - João Pessoa - PB - Teatro Municipal Francisca Emília da Fonseca – Dona Chicota - 20h

GUARABIRA
 
27 (sexta) - Adorável Família - Recreio Dramático - Areia - PB -Teatro Municipal Geraldo Alverga - 20h
.
MONTEIRO

27 (sexta) - A Saga de Daluz GECA – Grupo Experimental Cena Aberta - João Pessoa - PB - Teatro Municipal Jansen Filho - 20h
 
POMBAL
 
27 (sexta)- O Circo das Pulgas - Cia. de Teatro e Circo Lua Crescente - João Pessoa - PB - Teatro Murarte - 20h.

SOUSA
 
27 (sexta) - De Volta ao Picadeiro - Família Los Iranzi - João Pessoa - PB - Praça Guanabara - 19h.
 
Fonte: Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC).
 
Foto: Dona Zefinha - Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem