ANCINE ABRE INSCRIÇÕES PARA EDITAL BRASIL-ARGENTINA

 

Estão abertas até o dia 11 de maio as inscrições para o Edital de Coprodução Brasil-Argentina 2015, promovido pela ANCINE em parceria com o INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, do país vizinho. O concurso binacional prevê investimento equivalente a 1 milhão de dólares em quatro projetos de longa-metragem cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições. Podem concorrer projetos de ficção, documentário ou animação.
No edital lançado pela ANCINE no Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos com participação majoritária brasileira devem ser apresentados pelos parceiros argentinos ao edital lançado pelo INCAA na Argentina. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor correspondente a 250 mil dólares.
Os interessados devem encaminhar os projetos em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa, para o endereço do Escritório Central da ANCINE no Rio de Janeiro. O regulamento do concurso, o formulário e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados no link http://ancine.gov.br/fomento/editais-fomento/brasil-e-argentina-3
A ANCINE vem realizando editais de coprodução com a Argentina anualmente desde 2011. Desde a primeira edição, 15 projetos já foram contemplados nos dois países. Entre os ganhadores de edições anteriores estão os filmes “El Ardor”, de Pablo Fendrik, parceria entre a produtora brasileira Bananeira Filmes e a argentina Magma Cine, que fez parte da programação oficial do Festival de Cannes 2014; e “A oeste do fim do mundo”, de Paulo Nascimento, produção da argentina Bufo Films e da brasileira Panda Filmes, vencedora dos prêmios de melhor longa-metragem e melhor atriz para Fernanda Moro, no BRAFFTV – Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, no Canadá, em 2013.
EDITAL FAZ PARTE DE PACOTE DE AÇÕES DE APOIO À COPRODUÇÃO INTERNACIONAL
A ANCINE anunciou um pacote de ações de incentivo à realização de coproduções internacionais. Por meio de quatro editais binacionais e de uma nova linha do Programa Brasil de Todas as Telas, a Agência fará investimentos no desenvolvimento e na produção de longas-metragens em parceria com 19 países da América Latina.
As inscrições para o concurso bilateral com a Itália, que disponibiliza um total de 160 mil euros para o apoio ao desenvolvimento de seis projetos de longa-metragem com potencial de coprodução, já estão abertas. Nas próximas duas semanas, a ANCINE publicará o regulamento dos concursos em parceria com Portugal e Uruguai. Já a Chamada Pública PRODECINE 06 –  Coprodução América Latina, do Programa Brasil de Todas as Telas, que investirá R$ 5 milhões em projetos de ficção, animação e documentário, deve entrar em operação no mês de maio.
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Agência Nacional do Cinema – Assessoria de Comunicação
Endereço: Avenida Graça Aranha 35, Centro – Rio de Janeiro – 20030-002
Telefone: (21) 3037-6003/6357

 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem