domingo, 12 de abril de 2015

TOM DO CAJUEIRO O INESQUECÍVEL GUIA TURÍSTICO MIRIM COMPLETA TRINTA ANOS DE IDADE


Antonio Izaias Barbosa Rodrigues da Costa cresceu e completou 30 anos de idade no dia 10 de abril.
 
O inesquecível guia de turismo mirim comemora vinte anos em que se tornou conhecido nacionalmente através do Programa “Brasil legal” de Regina Casé.

Tom do Cajueiro encantou os brasileiros mostrando-se alegre do jeito simples de viver  em sua terra natal no dia 13 de junho de 1995. Na época que emocionou o Brasil participou de filmes, comerciais e especiais da Rede Globo. E com o reconhecimento nacional ingressou na profissão de ator onde estudou teatro por dois anos participando de peças.

Em março deste ano, Tom foi convidado pela produção do Programa “Esquenta!” para prestar uma  homenagem no aniversário surpresa da Apresentadora  representando todas as pessoas descobertas por ela.  No palco ele fez uma declaração para artista e em seguida foi exibido um vídeo mostrando  momentos dela com todos. “Foi emocionante reencontrá-la! Sou grato eternamente pela sua generosidade. Ela me apresentou para o mundo! Mostrou o amor de uma criança que era feliz sendo o guia  turístico do maior cajueiro. Regina Casé é minha fada madrinha”, diz Tom.

Tom deixou Natal onde vivia no ano de 2008, porque passou por momentos difíceis. Logo após uma depressão, obteve o apoio da família para morar na Cidade de Brotas/SP. Por lá foi Secretário de Turismo e Secretário de Desenvolvimento do Município. “Há sete anos eu saí de casa para me cuidar e estudar. Eu sofri com a superexposição e fiquei muito desiludido. Mas tudo passa. Acabei entrando na política quando cheguei em Brotas. Estudei Psicologia pela UNICEP durante algum tempo. Ao longo dos anos tudo que passei contribuiu para me tornar uma pessoa melhor” declara.

Tom Rodrigues. É assim que passou assinar seu nome abreviado. Profissionalizou-se Jornalista  e  consultor  na área de Marketing e Turismo  abrindo  sua própria Empresa de Assessoria e Consultoria.  Atualmente, ele vive nas duas cidades, entre Natal e São Paulo.  Por ser convidado com frequência para apresentar palestra nas escolas e eventos foi instigado a escrever um livro sobre sua história.

No ano passado retornou ao teatro no espetáculo “Respeitável Público”.  O texto escrito por ele foi transformado em Musical pela Studium Escola de Dança e Artes de São Carlos/SP. Tom interpretou um Palhaço que questionava e filosofava sobre as relações interpessoais.  A receptividade do público com o personagem foi extremamente positiva levando o ator adaptá-lo num Monólogo para estrear ainda este ano.

Tom do Cajueiro  marcou uma geração em Rede Nacional e faz  parte da memória afetiva do povo brasileiro.
 
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO TOM RODRIGUES

Ele é conhecido como Tom do Cajueiro de Pirangi (RN). O eterno guia mirim do considerado maior cajueiro do Mundo  se tornou famoso aos dez anos de idade, através do Programa “Brasil legal”, da artista Regina Casé.
O potiguar Antonio Izaias Barbosa Rodrigues da Costa carrega em seu currículo uma vasta experiência.  Desde criança na função de personagem marcante da vida real. A da fase adulta, de dificuldades, muito estudo e dedicação para construir uma carreira profissional.

Tom Rodrigues é Jornalista, Ator, Escritor, Consultor profissional na área de Marketing e Turismo. Possui em seu histórico cargo de Secretário de Turismo e Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Brotas/São Paulo. Além de ter sido também estudante de Psicologia por alguns anos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA ARTÍSTICA E JORNALÍSTICA
 
1998/2000 - Curso de extensão em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
 
2004/2006 - Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Potiguar. Jornalista reconhecido pelo Ministério do Trabalho – Matrícula 60.043/SP.
 
2010/2011 – Psicologia pela UNICEP – São Carlos/SP.
 
2011 – Técnico em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi.
CARGOS E TÍTULOS
§  Diretor Executivo da TV Litoral, projeto experimental da TV Senado (2006/2007).
§  Diretor e Apresentador do Programa Tom na Estrada; Net TV (2005/2006).
§  Assessoria de comunicação da Vice Governadoria (2003-2004).
§  Assessor de Promoções turísticas da Secretária de Turismo do RN (2002/2003).
§  Membro do Conselho Municipal de Turismo de Parnamirim/RN (2002/2003).
§  Sócio Benemérito da Associação dos Empresários do Litoral de Parnamirim/RN.
§  Padrinho da Festa do Chocolate em Gramado/RS (1999).
§  Ator convidado dos Festivais de Cinema de Natal (1996-2005), Gramado (1997), Recife (1997).
§  Jurado do Festival Petrobrás de teatro de Natal (2002).
§  Membro do Rotaract Club Natal (Clube Jovem de Rotary Internacional) - (2005/2006).
§  Palestrante convidado: Universidades de São Paulo; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Potiguar, Universidade Federal de Pernambuco.
§  Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Brotas- São Paulo. (2009/2010).
§  Membro do Conselho Municipal de Turismo de Brotas – São Paulo. (2009-2010 / 2011-2012).
§  Secretário Municipal de Turismo de Brotas – São Paulo (2009).
§  Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Brotas – São Paulo (Janeiro à Julho de 2010).
§  Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Brotas – São Paulo. (Julho de 2010/2012).

COMO O ARTISTA MIRIM TOM DO CAJUEIRO PARTICIPOU DOS:

PROGRAMAS

n  Programa Fantástico, matéria especial sobre o ator.

n  Programa Mais Você com Ana Maria Braga - direto do Cajueiro com o Louro José.

n  Programa Domingão do Faustão, ao vivo, direto do Maior Cajueiro do Mundo com Castrinho.

n  Programa Turma do DIDI, interpretando ao lado de Renato Aragão.

n  Programa Livre com Serginho Groisman.

n  Programa do Jô.

n  Programa Hebe Camargo.

n  Programa Censura Livre.

n  Programa Criança Esperança.

n   Especial de Fim de Ano com Didi.

COMERCIAIS E CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Riachuelo, Kibon, Banco Central, Shopping Iguatemi, Governo Federal, Governo do RN, Governo do RJ, Ministério da Educação e outros.

FILMES E DOCUMENTÁRIOS 
1996 -  Protagonista do filme “O Cangaceiro” de Aníbal Massaini Neto - Interpretou o cangaceiro jovem TICO, atuando ao lado de Jofre Soares, Paulo Gorgulho, Luiza Tomé, Jesse Valadão, entre outros.  
 
2003- Protagonista no filme “Caldeirão do Diabo” de Edson Soares - Interpretou o bandido Rouxinol, atuando ao lado de atores potiguares.
1999- Espetáculo “Antes da Noite” de Makarios Maia - Espetáculo baseado na obra de Luís da Câmara Cascudo atuou ao lado de Ricardo Canela, Laura Farias, Makarios Maia e outros.  
 
2000- Espetáculo  “Hamlet”  de William Shakespeare - Atuou no Projeto Experimental de Teatro de Arena

2003-Espetáculo “Não Mexa com Menino”  - Monólogo onde Tom do Cajueiro conta suas experiências de vida em histórias engraçadas e reflexão sobre superação de vida.
 
2002 - Documentário da TV Cultura “O Rio Grande do Norte do Tom do Cajueiro” - Tom do Cajueiro mostrando seu Estado partindo de suas emoções, cultura e ponto de vista, utilizado atualmente pela TV Futura e TV Escola - como material didático.
 
2002 - Documentário “Valorize suas Moedas”; Banco Central do Brasil - Material utilizado nas escolas e veiculado na  TV Educativa.

2004- Séries de Documentário – “Tom na Estrada” - Projeto de TV. Atou e dirigiu dez documentários em várias cidades do Rio Grande do Norte mostrando as principais belezas naturais, folclore, personalidades, Gastronomia e curiosidades;

LINKS DE ENTREVISTAS POR ONDE ANDA TOM DO CAJUEIRO:
 
 
 
Crédito fotos/arte: Reprodução/divulgação – Arquivo pessoal – Rede Globo/CEDOC.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário