1.378 INSTITUIÇÕES EM 609 MUNICÍPIOS BRASILEIROS PARTICIPARÃO DA 13ª EDIÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

Instituições museológicas de todo o País promovem, desde a  última segunda-feira (18), uma série de atividades especiais, parte da 13ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC). Ao todo, 1.378 instituições em 609 municípios brasileiros participarão da semana, com 4.570 atividades, entre palestras, exposições, oficinas, minicursos, ações educativas, exibições de filmes e espetáculos teatrais que se estendem até 24 de maio.
“Museus para uma sociedade sustentável” é o tema desta edição da Semana, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e tem como objetivo fomentar maior conscientização da ação do homem sobre o planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação. De acordo com a Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram, que realiza, desde 2012, pesquisa para avaliar o impacto da semana nas instituições participantes, foram observados benefícios que englobam desde o aumento expressivo de visitação até geração de empregos. Em 2014, por exemplo, foi registrado o crescimento de 103% no número de visitantes no período de 12 a 18 de maio em relação ao ano anterior.
E para dar destaque às atividades, o Ibram e o MinC planejaram uma campanha nas redes sociais. Quem conferir as atividades da Semana dos Museus em todo o país pode registrar sua participação utilizando a hashtag #EunoMuseu nos posts do Facebook, Twitter e Instagram. Os melhores cliques farão parte de uma galeria especial do evento e poderão aparecer nas redes sociais do Ministério.
MINISTRO REALIZOU PALESTRA
Parte dos eventos especiais, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizou, nesta terça-feira (19), às 15h30, a primeira edição dos Colóquios Museológicos. A abertura, na sede do Ibram, contará com palestra do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que abordará o tema “Museus para todos”, com transmissão ao vivo, pela internet, no endereço www.museus.gov.br.
Os Colóquios têm como proposta dinamizar os espaços de eventos do Instituto, de forma que o Ibram passe a ser reconhecido também como um centro de estudos museológicos contemporâneos. A programação será mensal e contará sempre com a participação de convidados que irão abordar temas atuais de interesse dos museus.
TEXTO: Aline Sanromã | AsCom/MinC

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem