ARTISTA MULTIVISUAL ELIOENAI GOMES LANÇA EXPOSIÇÃO “KOLOFÉ” DIA 30 DE MAIO NA GALERIA DA LADEIRA

Kolofé – Um caminho de expansão Afro Cultural é o título da exposição de telas do artista multivisual paraibano Elioenai Gomes, que será aberta ao público no próximo dia 30 de maio na Galeria da Ladeira, a partir das 16h30, e contará com projeção do registro fotográfico de Gustavo Moura, exibição do curta-metragem Kolofé do cineasta Thomas Freitas, além de performances afro com o grupo OBÍ e a 5A Cia de Dança e do encerramento da quizomba com apresentação do grupo Raízes.

A mostra reúne 17 telas produzidas nas ruas do centro histórico de João Pessoa entre os dias 09 e 15 de março de 2015, "são obras que resgatam a memória dos anônimos da nossa história, a mão de obra escrava utilizada nas construções dos casarões, praças, igrejas, ruas e monumentos. Relacionando esta ancestralidade com as divindades do panteão africano, interligando a fé como força de resistência entre todos escravizados.", enfatiza o artista.

Kolofé significa benção em Iorubá, e é com esse sentimento de referenciar a herança cultural negra que o projeto KOLOFÉ – Um caminho de expansão Afro Cultural, realizado em parceria com a ONG Maracá Cidadania, foi um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro brasileiras, patrocinado pela Petrobrás, com realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (Cadon), em parceria com a Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Cultura. O 3º Prêmio Afro (premioafro.org) contemplou expressões artísticas de estética negra nos segmentos de dança, artes visuais, teatro e música nas cinco regiões do Brasil. Este projeto de artes visuais fora selecionado pela região Nordeste, sendo o único representante da Paraíba entre os 20 vencedoras.

O artista há 10 anos é morador do Centro Histórico e gestor cultural do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, espaço de fomentos sócio/didático/culturais onde utiliza a arte como principal ferramenta de transformação do ser humano, desenvolvendo ações afirmativas humanizadas pela melhor qualidade de vida no Varadouro, em João pessoa e no mundo. Em sua trajetória artística de três décadas, já realizou inúmeras exposições individuais, coletivas e instalações no Estado, no Brasil e também no exterior.

PROGRAMAÇÃO:

Elioenai Gomes expõe KOLOFÉ - Um caminho de expansão Afro Cultural

Local: Galeria da Ladeira - Ateliê Multicultural Elioenai Gomes

Endereço: R. Ladeira da Borborema, 101, Varadouro, João Pessoa/PB.

Data: 30 de maio a 30 de setembro

Visitas: De segunda a sexta das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 12h.

SERVIÇO:

O que? “Kolofé - Um caminho de expansão Afro Cultural”
Exposição de telas de Elioenai Gomes + projeção do registro fotográfico de Gustavo Moura + lançamento do curta Kolofé de Thomas Freitas + apresentações dos grupos Raízes, OBÍ e 5A CIA de Dança.

Quando? Dia 30 de maio de 2015.

Hora? Das 16h30 às 22h

Onde? Ateliê Multicultural Elioenai Gomes - Ladeira da Borborema, 101.

Quanto? Gratuito!

ÁLBUM DE FOTOS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO:

https://www.facebook.com/ateliemulticultural/media_set?set=a.657113934392945.1073741859.100002830345834&type=3

TEASER DO PROJETO: https://vimeo.com/127951706

CONTATOS:

Rosana Pinto - (83) 8892-7520
Vivian Maitê - (83) 9640-9331
Gabriel Moura - (83) 9800-4677

Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Fonte/texto: ASCOM


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem