INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 72ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE VENEZA

Estão abertas até o dia 19 de junho as inscrições para a 72ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. Um dos eventos mais prestigiados do circuito cinematográfico internacional, o festival movimenta a cidade italiana entre os dias 2 e 12 de setembro. O evento promove uma série de mostras competitivas e uma intensa programação paralela, que inclui retrospectivas, tributos e o Mercado de Cinema de Veneza, com regulamento próprio ainda a ser divulgado.

A Seleção Oficial Veneza 72 é a principal mostra competitiva internacional do evento e reúne um máximo de 20 longas-metragens na disputa pelos Leões de Ouro e Prata, além dos prêmios Coppa Volpi (para melhor ator e atriz) e Marcello Mastroiani (para ator ou atriz revelação). Já a também competitiva Mostra Horizontes é um espaço que dedica atenção especial a filmes de estreia de jovens cineastas, filmes independentes ou de gênero. A Mostra Horizontes também exibe, em caráter competitivo, curtas-metragens com até 20 minutos. O festival promove ainda uma mostra não competitiva, limitada a 12 filmes, que pode incluir o trabalho de autores consagrados em edições anteriores.

Interessados em inscrever seus filmes nas seleções oficiais devem preencher um formulário no site do evento até o dia 19 de junho e efetuar o pagamento da taxa correspondente. O envio da obra pode ser feito por via postal ou digitalmente, pelo e-mail fornecido ao final do processo de inscrição. A curadoria do festival escolherá, a seu critério, em qual mostra as produções selecionadas serão exibidas. Para mais informações, consulte o regulamento do 72º Festival Internacional de Cinema de Veneza.

Além das seleções oficiais, o Festival de Veneza ainda promove a mostra paralela Jornada do Autor (Venice Days), cuja seleção prima pela inovação, pesquisa, originalidade e independência, e a Semana da Crítica, organizada pelo Sindicato de Críticos Cinematográficos Italianos, que aceita longas de estreia de diretores do mundo inteiro. Ambas também estão com inscrições abertas: confira os regulamentos da Jornada do Autor e da Semana da Crítica.

FILMES SELECIONADOS PODEM SOLICITAR APOIO À ANCINE

O Festival Internacional de Cinema de Veneza é um dos eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Filmes oficialmente convidados para a Seleção Oficial, para a Mostra Horizontes, para a mostra não competitiva, para a Semana Internacional da Crítica e para a Jornada dos Autores podem solicitar o auxílio do programa. Consulte o regulamento do Programa aqui ou entre em contato pelo email programa.apoio@ancine.gov.br.
 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem