MOSTRA DE GRAVURISTAS DA PARAÍBA EM CARTAZ ATÉ 2 DE AGOSTO NA MALAKOFF NO RECIFE

A gravura como forma de expressão é o mote da mostra P&A – Paixão e Afeto, foi aberta ao público na Torre Malakoff, na capital pernambucana, dia 8 de julho. A exposição é formada por peças de 14 artistas atuantes na Paraíba, como José Costa Leite, paraibano radicado em Pernambuco. A solenidade de abertura contou com a presença do diretor-executivo da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Reinaldo Veríssimo. A mostra fica em cartaz até 2 de agosto e a entrada é franca.

A chegada desta exposição à Torre Malakoff é fruto de uma articulação realizada entre a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, que fica em João Pessoa (PB), e a Representação Norte/Nordeste da Funarte.
 
O acordo entre as duas instituições prevê, a princípio, uma troca de exposições. Neste primeiro momento, a mostra P&A – Paixão e Afeto ficará em cartaz na Torre Malakoff. Depois, até o final do ano, a Trajetável, do artista plástico André Soares Monteiro, que passou pela Malakoff ainda este ano, passará uma temporada na Estação Cabo Branco.

Segundo Lúcia Franca, curadora da exposição e vice-diretora da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, este será o primeiro passo para a construção de uma relação de intercâmbio entre a Estação Cabo Branco e a Torre Malakoff, que são dois importantes faróis da cultura nordestina. “É a primeira vez que temos uma parceria com a Fundarpe e esse tipo de relação é importantíssima para que possamos dar vazão à produção cultural intensa dos dois estados”, explica. Para Naldinho Freire, representante da Funarte Norte/Nordeste, todo este processo é resultado de articulação feita com muita força de vontade. “Como artista vivenciei vários intercâmbios culturais, que são momentos bastante enriquecedores para os que estão envolvidos. Minha proposta é trazer esta prática para a gestão da Funarte Norte/Nordeste, com o objetivo de movimentar mais nossos espaços culturais de forma colaborativa”, revela Naldinho.

SOBRE:

A EXPOSIÇÃO P&A – Paixão e Afeto foi criada em 2012, em parceria com o Clube da Gravura, de João Pessoa, com a intenção de reunir o melhor da gravura paraibana. As peças demonstram as motivações e questionamentos individuais e coletivos que permeiam o trabalho destes artistas atuantes na Paraíba. Participam desta exposição os gravuristas: Carla Marques, Célia Gondim, Chico Carvalho, David Querino, Evanice Santos, Fátima Queiroga, José Altino, José da Costa Leite, Lúcia França, Marcelo Soares, Nadja Lacerda, Rose Catão, Unhandeijara Lisboa e William Macedo.

TORRE MALAKOFF
 
Importante monumento tombado pela Fundarpe que fica localizado no Bairro do Recife. Construído no século XIX (com materiais provenientes da demolição do Forte do Bom Jesus) para servir como observatório astronômico e portão monumental do Arsenal da Marinha. Atualmente o equipamento conta com oito salas de exposição, além de espaços educativos e administrativos, um observatório astronômico e um anfiteatro.

SERVIÇO
 
Exposição P&A – Paixão e Afeto

Local:Torre Malakoff
 
Endreço: Praça do Arsenal, s/n, Bairro do Recife – Recife(PE)
 
Visitação: até 2 de agosto| terça a sexta, 10h às 18h | sábados, 15h às 18h | domingos, 15h às 19h.
 
Entrada: Grátis
 
MAIS INFORMAÇÕES: (81) 3184-3180 | 3184-3182

 

1 Comentários

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem