I FÓRUM NACIONAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CULTURAL SERÁ REALIZADO DE 20 A 22 DE OUTUBRO EM JOÃO PESSOA

De 20 a 22 de outubro, João Pessoa (PB) recebe o I Fórum Nacional de Sistemas de Informação Cultural, que reunirá experiências desse tipo no Brasil de todas as esferas de governo. Na ocasião, o Ministério da Cultura, que promove o evento em parceria com a Secretaria de Cultura da Paraíba, apresentará a reestruturação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O Fórum terá presença do secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 27 de setembro no blog do SNIIC http://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/inscreva/
 
Também é possível propor atividades para compor a programação do evento  http://culturadigital.br/sniic/i-forum-nacional-de-sistemas-de-informacao-culturais/proponha-atividades/          

O SNIIC irá trabalhar com uma plataforma de software livre, tendo como uma de suas bases formadoras a experiência dos Mapas Culturais. O modelo foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto TIM, e está sendo utilizado por vários municípios e estados.
 
O MinC pretende que o sistema reestruturado proporcione, de forma dinâmica, a integração das diversas bases de conhecimento, democratizando o acesso à cultura para a sociedade. O Ministério dará apoio a estados e municípios para que implementem seus próprios sistemas de informação, cedendo infraestrutura tecnológica aos sistemas locais.

A partir das mudanças, o coordenador-geral do SNIIC, Leonardo Germani, já contempla um novo cenário. “A partir de informações vivas e atualizadas sobre o universo da cultura, com uma rede de agentes e espaços culturais de todo o Brasil, será possível criar novas plataformas para interação, intercâmbio e circulação. Além, é claro, de gerar informações e memória para que possamos compreender melhor a atividade cultural no Brasil”, explica.

O Fórum na capital paraibana terá como eixos de discussões Tecnologia, Gestão Cultural e Cidadania. No encontro, os participantes articularão maneiras de administrar a plataforma e vão debater sobre como sistemas de cultura podem contribuir para aprimorar a gestão cultural e promover a cidadania no País.
 
Texto: Marcelo Araújo | Secretaria de Políticas Culturais/MinC

Fonte: http://culturadigital.br/mincnordeste/2015/09/14/minc-apresenta-em-outubro-novo-sistema-de-informacoes-culturais/#more-15568


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem