MARA ALCAMIM E RENATA CARVALHO REPRESENTAM BRASÍLIA NO 14º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PERNAMBUCO

A alta gastronomia de Brasília desembarca em Fernando de Noronha (PE). Únicas representantes de Brasília na 14ª edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, as chefs Mara Alcamim, do Universal Diner, e Renata Carvalho, do ANCHO Bistrô de Fogo e do Loca Como Tu Madre, estão na ilha entre participando do tão esperado intercâmbio de chefs.

Pela tradição, donos de restaurantes em Pernambuco abrem as portas de seus estabelecimentos para que chefs de todo o Brasil apresentem uma culinária diferenciada à população local e aos turistas que visitam o estado durante o período do evento. De volta à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – representante de um grupo de estabelecimentos que prima pela excelência e qualidade nos serviços –, Mara Alcamim será recebida na cozinha do restaurante Varanda (especializado em frutos do mar), do chef Auricélio Romão.

Juntos, eles irão preparar um Buffet que será servido já nesta sexta-feira (30/10), no jantar, com 11 elaborações, em uma saborosa fusão entre as cozinhas litorânea e da região Centro-Oeste, com ingredientes do cerrado. No banquete, salada verde de frutos do mar e castanha do cerrado; carne de sol do sertão com vinagrete de oito feijões brasileiros e quibebe da roça; Kobe beef com coulis de geléia de araticum e mangaba; lagosta inteira com manteiga de alho-poró; bacalhau com costelinha suína; risoto de camarão com beterraba e queijo azul; camarão com quiabo e arroz de coco e castanha-de-cajú; farofa de banana e gengibre; gratinado de frutos do mar; galinhada goiana com pequi e creme de milho; e moqueca de cajuzinho do cerrado como opção vegetariana.

O chef Auricélio Romão, que entrou na Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança este ano, está ansioso pela chegada da criadora do famoso Universal Diner. “É a primeira vez que recebo um chef da Boa Lembrança. Acho que apresentaremos uma alquimia de sabores, com uma saborosa junção entre o cerrado e o mar. Será o melhor banquete do mundo!”, anima-se Romão.

A sobremesa também será preparada a quatro mãos, com produtos da própria ilha e, portanto, somente será revelada antes do jantar. Durante a noite, o DJ Tequila, nome conhecido em Fernando de Noronha, comandará o som, com música brasileira nos estilos lounge e dançante. Quem participar do jantar ganha uma cerâmica exclusiva da Boa Lembrança para o festival, com as assinaturas do Varanda e do Universal Diner.

SOBRE

COZINHA CRIATIVA E SABOROSA

A criatividade e a força da cozinha de Renata Carvalho, do ANCHO Bistrô de Fogo e do Loca Como Tu Madre, rendeu à chef o convite para participar do festival. Ela será recepcionada por Hea Shin - proprietária do aconchegante Xica da Silva, restaurante especializado em pescados - e brindará os presentes na ilha com um menu criado especialmente para a ocasião.

Composto por entrada, prato principal e sobremesa, o cardápio estará disponível no jantar da casa, de 06 a 08 de novembro. Para começar, um trio de siri com três shots do crustáceo: um ensopado, um escondidinho com azeite de trufa e siri com crocante de panko. Em seguida, os comensais poderão apreciar o camarão G, servido com cajuzinho do cerrado confit, mil folhas de mandioca e caviar de tapioca. Para sobremesa, panqueca de brûlée ao creme de queijo manteiga, banana e mel de engenho.

Renata Carvalho contará com o auxílio do chef anfitrião Tiago Silva. Essa é a quinta vez que o Xica da Silva participa do Festival Gastronômico de Pernambuco, mas é a primeira que Hea Shin recebe uma chef brasiliense. “A idéia é aprender, trocar informações. Acredito que a Renata irá acrescentar muito a minha equipe, com ingredientes regionais e sua experiência”, afirma Hea.

MARA ALCAMIM

Foi numa viagem a Nova York para fazer um curso de fotografia que Mara Alcamim descobriu a gastronomia e trocou o hobby pela profissão. Autodidata, Mara está sempre em busca de novos ingredientes. A cozinha criativa da chef tem como características os temperos marcantes e mesclas inesperadas de sabores. Em suas viagens pelo mundo, faz questão de conhecer as feiras livres dos lugares que visita e sempre acaba voltando para casa com uma idéia nova, que pode ser um molho de lavanda ou um chantilly de wasabi.

Apaixonada pela culinária brasileira, a chef combina ingredientes nacionais com clássicos da gastronomia internacional. Dessa mistura tão deliciosa surgiu o Universal Diner, seu primeiro restaurante, um dos mais badalados de Brasília e famoso pelo ambiente divertido e irreverente, repleto de lembranças de diferentes lugares por onde passou e presentes de amigos.

Em 2008, a chef Mara Alcamim teve o privilégio de ser convidada pelo Itamaraty para representar o Brasil em um festival de gastronomia Brasileira, Africana e Indiana em Nova Deli, na Índia, e também na cidade de Colombo, no Sri Lanka. Desses lugares, trouxe na bagagem, além de muitas novidades gastronômicas, um inestimável conhecimento sociocultural.

O trabalho da chef foi e continua sendo digno de reconhecimento. Mara recebeu vários prêmios de Chef do ano pela Veja Comer & Beber, em 2011, 2008 e 2007, e pela revista Gula, em 2008 e 2007. 

Em 2009, foi novamente eleita a melhor chef de cozinha de Brasília também pela Veja Comer & Beber. Recentemente, em 2014, conquistou o primeiro lugar no Melhor Chef do Ano pela revista Encontro Gastrô – O melhor da Cidade, na edição de Brasília.

RENATA CARVALHO

A paixão da chef brasiliense pela gastronomia começou cedo, ainda criança, quando cozinhava com sua avó, Dona Lourdes, ou experimentava diferentes sabores para as massas que preparava sozinha. O título de chef veio mais tarde com a formação no Instituto Argentino de Gastronomia, em Buenos Aires. De lá, em 2009, trouxe inspiração para o gastropub Loca Como Tu Madre, comandado em parceria com a sócia Giovanna Maia desde março de 2012, na 306 Sul. Vizinho ao Loca, a dupla inaugurou, em 28 de janeiro de 2015, o Ancho Bistrô de Fogo. Renata também tem título de beer sommelier pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). Em Buenos Aires, trabalhou no Café Vinilo e no programa de TV Cozinha Caseira (Canal Fox). No Brasil, em 2012, atuou como curadora da Feira Internacional de Turismo (Fitur), realizada em Madri (Espanha), e neste ano foi responsável pela etapa Brasília do Gastronômade Brasil.

SERVIÇO

14º Festival Gastronômico de Pernambuco

Dia 30 de outubro – chefs Mara Alcamim e Auricélio Romão cozinham juntos para o jantar no restaurante Varanda, em Fernando de Noronha.

De 06 a 08 de novembro – chefs Renata Carvalho e Tiago Silva apresentam jantar no restaurante Xica da Silva, em Fernando de Noronha.

Foto - Mara Alcamim /crédito: Daniel Zukko

Foto - Renata Carvalho/crédito: Gui Teixeira

Fonte/texto: Assessoria Naiobe



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem