OCUPAÇÃO FUNARTE NORTE NORDESTE APORTA NA TORRE MALAKOFF

Um dos equipamentos públicos mais plurais de Pernambuco, a Torre Malakoff, será palco para os espetáculos de teatro, circo e dança que integram a Ocupação Funarte Norte e Nordeste. Realizada pela Fundação Nacional de Artes, através do Centro de Artes Cênicas – CEACEN e a Representação Funarte N|NE, em parceria com o Governo de Pernambuco (Secult-PE, Fundarpe e Torre Malakoff) e as Representações Regionais Norte (RRN) e Nordeste (RRNE) do Ministério da Cultura, a Ocupação vai ficar em cartaz de 6 de novembro a 17 de dezembro. Sempre com espetáculos gratuitos, abertos ao público.

Para Naldinho Freire, representante da Funarte Norte Nordeste, “a iniciativa estende o programa nacional de ocupações, incluindo pela primeira vez espetáculos cênicos das duas regiões”. Ainda segundo o representante, “a mostra pretende contribuir não apenas com a circulação dos grupos, mas também com o intercâmbio e o diálogo entre eles”. Ao final das últimas apresentações de cada espetáculo, haverá um bate-papo entre artistas e espectadores, para troca de experiências.

De acordo com Márcia Souto, presidente da Fundarpe, “receber a Ocupação em Pernambuco, mais especialmente na Torre Malakoff, é uma alegria e uma oportunidade de conhecermos melhor a produção cultural de estados como o Amazonas, tão rico culturalmente, mas que ainda temos tão pouco acesso às suas manifestações artísticas, sejam tradicionais ou contemporâneas”, destacou.

A curadoria da Ocupação é assinada por João Fernandes (Norte) e Dane de Jade (Nordeste). Alguns dos critérios estabelecidos foram a adequação das montagens à arena da Torre Malakoff e também a reflexão sobre a imensa diversidade de temas e culturas das duas regiões.

PROGRAMAÇÃO E SINOPSES
 
NOVEMBRO 2015
 
O Hip Hop em um só lugar – Nativos Crew (Dança) – Amazonas
Sexta (6), Sábado (7) e Domingo (8). Sempre às 17h.
 
O Espetáculo é composto por quatro dançarinos bboy´s da cultura hip hop de Manaus/AM. bboy mayking (Maykon Andrade), bboy ariel (Antonio Ariel), bboy roxinho (Jose Weley), bboy Dogz (Francisco Railesson). O espetáculo Hip Hop em um só Lugar tem como iniciativa mostrar ao público em geral a evolução da dança breaking no Brasil, trazendo elementos das artes cênicas, tais como interpretação e coreografia, mostrando um pouco da cultura local.

Anáguas – Cia Oxente (Teatro) – Paraíba
Quarta (11), Quinta (12) e Sexta (13). Sempre às 17h.

O espetáculo ‘Anáguas’, com texto de Lourdes Ramalho e direção de José Maciel, traz em seu elenco as atrizes Mônica Macedo, Margarida Santos e Palmira Palhano (a Mãe- Maria das Graças; a filha considerada o esteio da família- Maria Exaurina e a filha mais nova que é considerada a última dentre as últimas- Maria Cândida). Cada uma luta à sua maneira para se manter fiel aos seus princípios. Para isso, são capazes de passar por cima de seus próprios egos, liberando o que há de mais cruel no ser humano: conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças e condenação. Essas três mulheres mostram também suas fraquezas e se apoiam em seus próprios seios familiares.

O Mágico e a Rua – Mágico William (Circo) – Amazonas
Sexta (20), Sábado (21) e Domingo (22). Sempre às 17h.

O mágico William tem 38 anos, é formado em administração pela Universidade do Norte, é ilusionista e comediante. Interessou-se por mágica aos 20 anos de idade, quando conheceu em um bar um rapaz que lhe mostrou como se tornar um mágico. No primeiro ano de suas apresentações, resolveu fazer algumas mágicas em bares para ganhar experiência e dinheiro, dessa forma tem realizado performances em várias casas noturnas de Manaus.

DEZEMBRO 2015

O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua – Turma do Biribinha (Circo) – Alagoas - Sexta (4). Sábado (5) e Domingo (6). Sempre às 17h.

Espetáculo repleto de gags, esquetes e reprises das apresentações realizadas em circos do Nordeste do Brasil, que leva até o público um pouco das tradições dos espetáculos mambembes. Na apresentação, os palhaços Biribinha, Mixaria e Mixuruca tocando e cantando, puxam um cortejo de abertura que convida a plateia para se divertir e se emocionar com as palhaçadas da Turma do Biribinha.
 
Anatomia das Coisas Encalhadas – Silvia Moura (Dança) – Ceará
Quarta (9), Quinta (10) e Sexta (11). Sempre às 17h.
 
O espetáculo faz referência às relações pessoais com o que se guarda ou se descarta. Em cena a trajetória de cada um na luta pela convivência com o outro. Uma dança de modos sutis, de construção do corpo nas suas relações com o tempo ditado pelo mundo.

Pássaros – Dirigível Coletivo de Teatro (Teatro) – Amazonas
Quarta (16), Quinta (17) e Sexta (18). Sempre às 17h.

O espetáculo contemplado com o Prêmio PROEX de Arte e Cultura, parte da pesquisa sobre Pássaros Juninos para desenvolver um espetáculo teatral de rua musicado. “A princesa está doente e apenas o canto dos pássaros poderá curá-la. Mas, a Marquesa fará de tudo para impedir que isso aconteça e usará de todas as artimanhas para ganhar o amor do príncipe.”

SERVIÇO

Ocupação Funarte Norte Nordeste

Data: De 06 de novembro a 17 de dezembro

Horário: Sempre às 17h

Local: Torre Malakoff – Recife (PE)

Endereço: Praça Artur Oscar, S/N – Bairro do Recife, PE

Fonte/texto: http://culturadigital.br/mincnordeste/2015/10/26/ocupacao-funarte-norte-nordeste-aporta-na-torre-malakoff/#more-16166



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem