UNIVERSAL DINER LANÇA PRATO DA BOA LEMBRANÇA EM EDIÇÃO COMEMORATIVA DOS 18 ANOS DA CASA

Em outubro, um dos mais irreverentes restaurantes da capital federal, o Universal Diner (210 Sul), comandado pela chef Mara Alcamim, completa 18 anos de existência. Como parte do calendário de comemorações, a casa celebra seu retorno à Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança com o lançamento de um prato da Boa Lembrança - edição especial de aniversário.

Trata-se do Bacalhau do Lulu - um lombo de bacalhau envolto em presunto de Parma com purê trufado de mandioquinha elaborado pela chef Mara Alcamim -, a R$ 110,00 (individual). Como parte da tradição da Boa Lembrança, ao saborear o prato, o cliente ganha uma cerâmica exclusiva pintada à mão, com desenho original inspirado na receita e muito requisitada por colecionadores.

O Universal Diner (210 Sul) voltou a ser integrante da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança em 31 de agosto deste ano, após aprovação durante o XX Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, em Cuiabá (MT). Entre os nove estabelecimentos selecionados, ele é o único de Brasília a ingressar na entidade em 2015.

Para fazer parte da Associação, o restaurante precisa atender a alguns critérios. Entre eles, oferecer uma comida de reconhecida qualidade, um ambiente diferenciado, ter estabilidade e funcionar há, no mínimo, três anos com os mesmos sócios. Além disso, o chef tem de estar sempre presente no estabelecimento e participar dos congressos anuais da Associação.

Os chefs participantes também devem criar, a cada ano, pratos exclusivos para a Associação. Geralmente, os novos integrantes da Boa Lembrança lançam elaborações para o calendário seguinte após sua entrada, no caso 2016. Esta edição do Universal Diner, em Brasília, trata-se de uma raridade, sobretudo para os colecionares, por ser extra - em comemoração ao aniversário da casa.

Essa não é a primeira vez que o Universal participa da Boa Lembrança. Por três anos consecutivos – de 2007 a 2009 –, o restaurante fez parte da seleta lista, sempre com venda recorde dos pratos, com cerca de 250 unidades por mês.

Para a chef Mara Alcamim, o retorno à Associação é resultado de muito trabalho e uma oportunidade de crescimento. “O sentimento é de felicidade. Estava com saudade de ter contato com os clientes colecionadores, os chefs de vários estados, e de participar dos festivais maravilhosos que a associação organiza”, destaca.

BOA LEMBRANÇA

A idéia chegou ao Brasil com o italiano Dânio Braga, fundador e atual conselheiro da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, Dânio resolveu estimular no Brasil o hábito de se levar uma lembrança depois de uma boa refeição. Foi assim que surgiu o Prato da Boa Lembrança, que, aliás, é muito mais do que um simples souvenir, é uma peça de arte exclusiva, pintada à mão e digna de ser colecionada.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi fundada em 04 de março de 1994, em Petrópolis (RJ), com o objetivo de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade de serviços oferecidos aos clientes. Uma das funções da entidade é divulgar a diversidade do setor gastronômico em seus aspectos regionais.

A Associação fornece, também, apoio a eventos gastronômicos, parcerias institucionais, produções literária e audiovisual, além de atuação nas mídias sociais e web. Hoje, sua sede fica no Recife (PE), mas há associados em todos os cantos do Brasil. Após o XX Congresso, em 31 de agosto, a entidade passou a contar com 99 restaurantes. Todos comandados por chefs e empresários de grande visibilidade no país.

SERVIÇO

Universal Diner

CLS 210, Bloco C, Loja 18, Asa Sul, Brasília-DF; (61) 3443-2089.

De segunda a sexta-feira, das 12h às 15h e das 19h às 0h. Sábado, das 12h às 16h e das 19h à 1h.

Fotos/crédito: Daniel Zukko

Fonte/texto: Assessoria Naiobe

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem