NOITE DE BRILHO NA SOLENIDADE DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ABRAJET PARAÍBA E ENTREGA DO TROFÉU WALDEMAR DUARTE 2015

 

Considerado Oscar do Turismo da Paraíba o Troféu Waldemar Duarte promovido pela ABRAJET-PB realizou a solenidade de entrega da edição 2015, aos Melhores do Ano no Turismo, no Centro de Turismo e Lazer SESC Cabo Branco, localizado na Avenida Cabo Branco, 2788, em João Pessoa.
 
A noite de brilho contou com as presenças do Vereador Raoni Mendes, do Paulo França, Jornalista e Presidente da PFC International, Graco Parente, delegação de vereadores da cidade de Bayeux (PB) e personalidades da sociedade paraibana.

A abertura foi com o primeiro homenageado da noite o Coral Meninos e Meninas de Lucena, composto de 56 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos que tem como Regente a Maestrina Rejane Pinto. O Coral se apresenta na travessia da Balsa de Lucena e em eventos. A pastora Rejane Pinto idealizadora do Coral Meninos e Meninas de Lucena recebeu o troféu Waldemar Duarte das mãos do Presidente da ABRAJET-PB Rogério Almeida.

Na solenidade dos Melhores do Ano no Turismo o Presidente Rogério Almeida fez um relato do trabalho realizado nos anos de gestão que culminou com a realização em João Pessoa depois de mais de 20 anos do Congresso Nacional da Entidade. Como também foi prestada uma homenagem In Memoriam a Silvinha Oliveira, ex-presidente da ABRAJET - Sergipe. Diretamente de Canindé de São Francisco vieram o esposo de Silvinha, Silva Júnior Vitória e a filha Vitória. A homenagem foi entregue pela Diretora Tesoureira da ABRAJET-PB, Messina Palmeira.

O Oscar do Turismo paraibano foi criado no ano de 1991 para homenagear os destaques do turismo no Estado da Paraíba. No início chamava-se Troféu ABRAJET Paraíba. A partir de 2004, passou a se chamar Troféu Waldemar Duarte, a fim de eternizar um de seus fundadores mais ilustres, integrante da Academia Paraibana de Letras e Membro do Conselho Cultural da ABRAJET/PB. Representando a família de Waldemar Duarte, esteve presente na Solenidade dos Melhores do Ano no Turismo, sua Filha, Tereza Duarte, que faz parte da ABRAJET-PB, na condição de Secretária suplente.

Todos os anos a ABRAJET-PB convida um artista plástico para elaborar o Troféu Waldemar Duarte a ser entregue aos Melhores do Ano no Turismo. O troféu deste ano foi elaborado pela artista plástica Sayonara Brasil que também foi homenageada pela ABRAJET com o belo troféu que é uma verdadeira obra de arte. Nascida na Cidade de Jequié, Bahia, Sayonara Gomes de Oliveira Melo, já realizou mais de 200 exposições individuais em diversas partes do mundo. É Membro da Galeria Art-Vienna no Estado da Virgínia. E Membro da conceituada Ward-Nasse Gallery no Soho em Nova York. Fez Exposição na Sede da Nestlé em Genebra e em Washington. A artista foi homenageada como Embaixadora Acadêmica pela Academia Francesa de Artes, Letras e Cultura. Sayonara Brasil recebeu o troféu da apresentadora de TV e abrajeteana Thereza Madalena.

O Troféu Waldemar Duarte da ABRAJET-PB foi entregue ao Chef Victor Sobral, que devido à pequena cirurgia em Lisboa não pode comparecer. O sócio o português Pedro Graça o representou. Ambos abriram em João Pessoa o Restaurante Tasca da Esquina. O troféu foi entregue pelo vice-presidente da ABRAJET-PB, Abelardo Jurema. O Restaurante Tasca da Esquina foi aberto em junho de 2014. Pedro Graça fez a proposta ao Chef Vitor Sobral pensando que seria mais adequado abrir o Restaurante em Recife por ser uma cidade maior e com mais possibilidades. No entanto, ao conhecer a capital paraibana numa visita rápida de apenas um dia, o chef, não teve dúvida de que a Tasca da Esquina deveria ser aberta em João Pessoa, sendo o único Restaurante do Norte Nordeste e o segundo do Brasil.

Cléa Cordeiro Rodrigues idealizadora do Memorial do Maior São João do Mundo desceu a Serra da Borborema ao lado da irmã Bernadete para receber o Troféu Waldemar Duarte dos Melhores do Ano no Turismo. O Memorial do Maior São João do Mundo criado em 2011, destaca a trajetória dos festejos juninos no Parque do Povo de sua construção aos dias atuais, por meio de cartazes, fotografias, e matérias de jornais que descrevem com riqueza de detalhes a festa mais esperada do Estado da Paraíba. Com entrada gratuita o Memorial localiza-se a Rua Tiradentes, 165, no centro da rainha da Borborema.

Gestora de Turismo do SEBRAE - Regina Amorim foi uma das grandes homenageadas da noite e recebeu o troféu de Wills Leal, um dos fundadores da ABRAJET-PB. Regina Amorim tem dado grande contribuição com a realização de projetos como o de turismo de experiência iniciado em 2013 e que prossegue até 2016. Os projetos têm contemplando quase 18 Municípios paraibanos das Regiões do Brejo e do Cariri fazendo com que turistas e investidores estejam redescobrindo a Paraíba a partir de roteiros interioranos como o Festival de Sons e Sabores, Os Caminhos do Frio e o Roteiro dos Engenhos. Uma homenagem merecida da ABRAJET-PB e que é um reconhecimento pela grande contribuição de Regina Amorim ao turismo paraibano.

Neste ano de 2015, a Empresa Paraibana de Turismo PBTUR têm divulgado o destino Paraíba nos principais Eventos do Turismo Nacional, como o Festival de Turismo de Gramado, ABAV.
 
Os principais roteiros da Paraíba também foram apresentados recentemente em diversas Cidades de Portugal. E a Paraíba foi capa e matéria de reportagem central da Revista de Bordo UP da Companhia Aérea Portuguesa TAP.

Além da capacitação de profissionais do turismo para à venda do destino Paraíba, a PBTUR tem intensificado o processo de divulgação do Estado fazendo com que agora já não existe mais baixa estação. As próximas ações visam os Países do MERCOSUL, Argentina, Chile E Uruguai despertando o interesse desses turistas de conhecerem a Paraíba.
 
Por estes inúmeros motivos a Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) foi agraciada com o Troféu de Melhores do Ano no Turismo e que foi entregue à sua Diretora Presidente Ruth Avelino pelo abrajeteano Onaldo Mendes.

Ismar Just, do Centro de Treinamento e Mergulho Mar Aberto, têm feito um grande trabalho no turismo aquático na Paraíba e por isso foi merecedor e recebeu o Troféu Waldemar Duarte dos Melhores do Ano no Turismo. Nos quase 133 quilômetros da costa paraibana existem relatos de mais de 40 naufrágios, dos quais, alguns já foram localizados, a exemplo dos Alice, o Queimado e o Alvarenga, que guardam no fundo do mar curiosidades, relíquias e a possibilidade de resgate de tesouros. Esses naufrágios têm atraído pessoas não somente do Brasil, bem como; pesquisadores e mergulhadores que estão impulsionando o turismo de mergulho em nosso Estado. Único instrutor de mergulho no Brasil que tem o título de Mestre em Ciências do Mergulho, Ismar Just é o proprietário da Mar Aberto – Centro de Treinamento de Mergulho, que já formou mais de 2 mil e 500 mergulhadores recreativos em águas paraibanas, sendo a única escola de mergulho credenciada internacionalmente para ministrar o curso ou o batismo na Paraíba. Ele recebeu o Troféu Waldemar Duarte de Fabiano Vidal da ABRAJET-PB.

Bruno Hiluy da Clube Turismo recebeu o Troféu dos Melhores do Ano no Turismo das mãos da Diretora da ABRAJET-PB, Messina Palmeira. A Empresa Clube Turismo foi fundada pelo Turismólogo Uirá Lima, em 2003. Com uma gama de serviços que vão desde a simples venda de passagens e pacotes de viagens até as excursões de todo tipo, a Clube Turismo foi premiada pelo quarto ano consecutivo como a franquia de turismo que mais cresce no Brasil sendo 100% paraibana.
 
A deputada francesa Isabelle Attard não chegou a tempo, mas, já confirmou que dia 15 de dezembro estará na Paraíba visitando a cidade de Bayeux e vai receber pessoalmente o troféu de Melhores do Ano no Turismo. Em seu lugar enviou a Advogada Jenete Monteiro Fernandes que compareceu com os Vereadores da Câmara Municipal de Bayeux/PB, Célia Domiciano Dantas Montenegro, Ory Sales, Cabo Rubem e Jefferson Kita. E os representantes da Aliança Bayeux/PB Franco Brasileira presidida pela vereadora Célia Domiciano Dantas Montenegro. Isabelle Attard é historiadora, pesquisadora e Arqueóloga. Tem atuado também, como consultora de turismo para comunidades francófonas.
 
Trabalhou no Museu de História Natural em Paris; Museu da Tapeçaria em Bayeux França e Museu do Desembarque em Utah Beach. Em 2012 foi eleita deputada pelo Partido Verde, Ecologista, para o Departamento de Calvados. Na Assembleia Nacional, é membro da Comissão de Assuntos Econômicos e Secretária da Comissão dos Assuntos Culturais e da Educação. Foi Relatora do Projeto de Lei que visa devolver aos legítimos donos obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra e que se encontram nos Museus franceses. Em 2013, de forma pioneira, ela “redescobriu” a cidade de Bayeux paraibana e o vínculo desta com a cidade homônima francesa, que permaneceu esquecido por 70 anos, Isabelle possibilitou ainda o contato entre os habitantes das duas Cidades, tendo sugerido a criação de uma ONG, para fortalecer os laços de amizade e a troca de informações culturais entre seus habitantes, o que levou à idealização e concretização das ONGs Aliança Bayeux Franco-Brasileira no Brasil, presidida pela Vereadora Célia Dominicano e Alliance Bayeux France Brasil na França, presidida pela Brasileira radicada na França Gisele Dani.
 
A Guia Mundo Receptivo de Genilton Pessoa que também é Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Paraíba foi merecedor e recebeu o Troféu Waldemar Duarte de Os Melhores do Ano no Turismo. A empresa tem realizado um grande trabalho na realização de roteiros dos atrativos turísticos paraibanos. Um dos destaques é o Roteiro Nordeste, Rota dos Sertões, percorrendo as principais cidades do sertão da Paraíba que inclui visita a cruz de menina em Patos com hospedagem no Hotel Brejo das Freiras. Visita ao Parque dos Dinossauros em Sousa e na cidade de São Bento com suas tradicionais redes. A Guia Mundo Turismo também leva turistas para o brejo paraibano, E demais Regiões sempre com um serviço de qualidade e elogiado por todos.

O Ultimo Troféu da noite dos melhores do Turismo Foi Para os Condutores do Lajedo Marinho da Cidade de Boqueirão (PB) recebido por Nadilson Valentim. Boqueirão, na microrregião dos cariris velhos, está a 175 km da capital, João Pessoa. O Lajedo do Marinho é um Distrito de Boqueirão que fica a 6 Km do Centro da cidade. Os Condutores de Marinho levam os Turistas para visitar e acampar no lugar sobre um Lajedo de Milhões de anos e todos se encantam com a beleza do por do sol do lugar.

A solenidade de entrega do Troféu Waldemar Duarte pela ABRAJET-PB aos Melhores do Ano no Turismo não poderia ter sido realizado sem a grande contribuição da Fecomércio Paraíba. Por este motivo a Entidade prestou significativa homenagem ao Superintendente Marcone Medeiros que durante todos esses anos da atual gestão da ABRAJET-PB não mediu esforços em manter uma parceria sempre profícua. Depois da entrega do Troféu no Auditório do Cinema do Hotel Escola os premiados e convidados foram recepcionados com um lauto jantar no Restaurante da Escola de Gastronomia SESC SENAC num bufê especialmente preparado para o evento e acompanhado ao som do teclado. Uma comemoração que todos os que compareceram foram unânimes em elogiar.

O jantar e solenidade de entrega do Troféu Waldemar Duarte dos Melhores do Ano no Turismo Paraibano realizado no Centro de Turismo e Lazer SESC Cabo Branco ficará nos anais da ABRAJET-PB. Para a realização muito esforço foi desprendido, mas, nada seria possível se não fosse o apoio de muitos parceiros, e até dos que disseram não, o que nos impulsionou para irmos à busca de outros. Aproveito para agradecer a todos os que colaboraram para o sucesso. São vários. Mas em particular agradeço a Fecomércio (Marcone Medeiros), a equipe do Hotel Escola (Camila Maia) e todos; a Waltisa Cavalcante e toda a equipe da Waltisa Eventos, à Sheilla Martins (trabalho nota 10), ao André Luiz Florista, a Antonino Pinguim responsável pela confecção dos troféus, a artista plástica Sayonara Brasil pela obra de arte que é o Troféu Waldemar Duarte, equipe do cerimonial e a apresentadora Viviane Cavalcante, ao tecladista, a equipe do jantar, o Coral dos Meninos e Meninas de Lucena, ao Trio de Forró do SESC, ao ator e humorista Vinícius Lyra, aos diretores da ABRAJET-PB, Messina Palmeira, Rosa Aguiar, Abelardo Jurema e Teresa Cristina Marinho Duarte pelo apoio e a todos os que indistintamente deram sua contribuição para o sucesso do evento, que fecha com chave de ouro, a gestão da atual diretoria da ABRAJET-PB, sob a presidência deste jornalista. Obrigado também aos convidados que vieram de outros Estados como Paulo França de São Paulo e o pai e filha Silva Júnior Vitória que vieram receber a homenagem em memória da querida Silvinha Oliveira, Presidente da ABRAJET Sergipe. Aos amigos e amigas paraibanos que prestigiaram o evento e jantar, o nosso muito obrigado”, diz Rogério Almeida Presidente da ABRAJET Paraíba.
 
A entrega do Troféu Waldemar Duarte dos Melhores do Ano no Turismo Paraibano edição 2015 foi apresentado por Viviane Cavalcante da Empresa Waltisa Eventos que assinou o Cerimonial. O Evento ainda contou com a parceria do Floral Design André Luiz Noivas e Festas, Studio Rocha - Dalva Rocha, Festival de Turismo de João Pessoa , Antonino Pinguim e apresentação do ator e humorista Vinícius Lyra.
 
Texto: Assessoria de Imprensa ABRAJET Paraíba Presidente Rogério Almeida.
 
Crédito das fotos - Reportagem fotográfica do Studio Rocha (Dalva Rocha)



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem