RECIFE, OLINDA E JOÃO PESSOA INTEGRAM O PROJETO CENA CUMPLICIDADES 2016

O Cena CumpliCidades Festival Internacional de Dança traz em 2015 um programa de ações artísticas com foco na dança, realizado em teatros de Buenos Aires (ELKAKFA e Café Müller), Recife (Marco Camarotti e Santa Isabel) e João Pessoa (Paulo Pontes), bem como nas ruas e praças do Sítio Histórico de Olinda. Sua programação, compartilhada entre as cidades, apresenta-se também como uma plataforma de estímulo ao estabelecimento de uma rede de difusão, voltada para o desenvolvimento da produção artística nessas cidades, e seu intercâmbio.

Ampliando, na prática, o conceito de festival, o evento atua junto à sociedade civil alinhado às prioridades e políticas de desenvolvimento da economia da cultura, do mercado interno, do consumo cultural e da exportação de bens e conteúdos culturais, fortalecendo a cultura e economia criativa brasileira, por meio de sua expansão e visibilidade no exterior, e valoração regional.

Desse modo, o Cena CumpliCidades se traduz como uma plataforma interativa entre artes, artistas, produtores, instituições culturais, consulados, patrocinadores e projetos que, unindo-se em torno de necessidades e interesses comuns, articulam-se conjuntamente compartilhando ideias e proposições e, sobretudo, colaboram entre si com o intuito de criar sinergias que, embora advindas de necessidades particulares, beneficiam a todos coletivamente.

Promovendo apresentações artísticas, atividades formativas com troca de experiências e técnicas, e a divulgação virtual e impressa de produtos culturais, o festival além de organizar a turnê brasileira da Companhia Carolyn Carlson em 2015, interage com vários projetos regulares de produção artística autoral. Na sua programação também integra trabalhos da França, Suíça, Espanha, Coréia, Argentina e Finlândia.

Não raro, são necessários dezenas de trabalhos para se fazer um festival. Cada trabalho traz consigo uma dezena (ou mais) de pessoas na sua criação. Por trás de cada uma dessas pessoas, há uma história, várias histórias… As dos artistas do CumpliCidades 2015 se deixam vislumbrar nas suas performances, em uma imersão íntima, que sugere a singularidade como ponto comum aos trabalhos dessa programação. São estados de presença que, por vezes, se tornam os próprios autores das obras. Tais particularidades contribuem para uma programação com fortes traços de autoralidade. Confira as programações através do site: http://www.cenacumplicidades.com/
 
Foto/arte: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem