NA CAPITAL PARAIBANA O COLETIVO ALFENIM REALIZA SEMINÁRIO "UMA ANATOMIA DA PERVERSÃO: O ELEMENTO ASSOCIAL NA OBRA DE BERTOLT BRECHT" DE 17 A 19 DE FEVEREIRO

Com patrocínio da Petrobras, o Coletivo de Teatro Alfenim realiza o seminário Uma anatomia da perversão – o elemento associal na obra de Bertolt Brecht nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro em sua sede, a Casa Amarela. O estudo centra-se na peça inacabada Decadência do egoísta Johann Fatzer e marca o início da terceira e última fase do projeto Figurações Brasileiras.

Nesta etapa do projeto, o Coletivo Alfenim dedica-se ao estudo da obra de Bertolt Brecht, visando à montagem de novo espetáculo, cujo nome provisório é Desertores.

José Antonio Pasta, um dos mais influentes críticos literários do país, autor do livro Trabalho de Brecht – Breve Introdução ao Estudo de uma Classicidade Contemporânea faz a abertura do seminário com a conferência Forma-mercadoria, Fascismo e Exílio: três faces da perversão na obra de Bertolt Brecht.

Após essa introdução crítica à obra do dramaturgo alemão, o Coletivo Alfenim recebe José Fernando de Azevedo, diretor do grupo Teatro de Narradores de São Paulo, e Fran Teixeira, diretora do Teatro Máquina, de Fortaleza, para a mesa Estratégias de abordagem do Material Fatzer – relato de duas experiências.

Neste encontro, os pesquisadores apresentam o processo de criação para montagem dos espetáculos Fatzer, estudo cênico com alunos da Escola de Arte Dramática de São Paulo (EAD), com dramaturgismo de José Fernando e direção de Cristiane Paoli Quito; e MáquinaFatzer – Diga que você está de acordo, com direção de Fran Teixeira. Ambos os espetáculos são inspirados no texto inacabado de Brecht.

No terceiro dia do Seminário, José Antonio Pasta dedica-se à análise do “Material Fatzer”. Nesta conferência, o ensaísta refaz a genealogia da personagem e demonstra seu parentesco temático e ideológico com figuras associais da primeira fase do dramaturgo.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 17/02/2016

FORMA-MERCADORIA, NAZISMO E EXÍLIO: TRÊS FACES DA PERVERSÃO NA OBRA DE BERTOLT BRECHT

Abertura do seminário com José Antonio Pasta:

José Antonio Pasta é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP; Doutor e Livre Docente em Literatura Brasileira pela USP; Pós-doutorado pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris. Professor Sênior na USP.

Dia 18/02/2016

ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM DO MATERIAL FATZER – RELATO DE DUAS EXPERIÊNCIAS

Mesa com Fran Teixeira e José Fernando de Azevedo:

Fran Teixeira é diretora de teatro e artista do Teatro Máquina (Fortaleza-CE). Tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1997), Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Artes Cênicas na UFBA (2013). Sua pesquisa aborda principalmente a poética brechtiana, seus modelos de encenação e a dramaturgia das peças didáticas. É professora da Licenciatura em Teatro do IFCE, curso que atualmente coordena. Lidera o grupo de pesquisa Drama, dramaturgia, cena: questões contemporâneas (CNPq/IFCE) e participa do Grupo Dramatis - Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação (CNPq/UFBA).

José Fernando de Azevedo é Doutor em filosofia, com tese sobre o teatro de Brecht (FFLCH/USP). Professor de teorias do teatro e história do teatro brasileiro na Escola de Arte Dramática (EAD-ECA/USP), onde atualmente é diretor. Integrante fundador do Teatro de Narradores, onde atua como diretor e dramaturgo. Dirige e escreve para o grupo de “teatro negro” Os Crespos e ainda para o grupo Ordinária Companhia. Foi um dos curadores do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro, organizado pelo Instituto Itaú Cultural (2006-2009) e, pelo mesmo instituto, da edição de 2011 do programa Rumos Teatro. É co-organizador do volume “Próximo-Ato: Teatro de Grupo”, e foi editor da Revista Camarim, da Cooperativa Paulista de Teatro.

Dia 19/02/2016

Mesa de encerramento do seminário com José Antonio Pasta.

SERVIÇO:

Seminário UMA ANATOMIA DA PERVERSÃO – O ELEMENTO ASSOCIAL NA OBRA DE BERTOLT BRECHT

Data: de 17 a 19 de fevereiro de 2016

Horário: 18h

Local: Casa Amarela

Rua Amaro Coutinho, 146 – Varadouro – João Pessoa.

ENTRADA FRANCA

CONTATO: (83) 98607-5670 ou 99624-8498

PATROCÍNIO: PETROBRAS

Fonte: Coletivo de Teatro Alfenim. Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem