O LIVRO “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR – UMA HOMENAGEM AO TALENTO DA ATRIZ POR JOÃO LUIZ AZEVEDO” SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA-FEIRA (23 DE MARÇO) NO TEATRO OI CASA GRANDE

No dia 23 de março a atriz Berta Loran vai comemorar seus 90 anos no Teatro Oi Casa Grande recebendo homenagem do produtor cultural João Luiz Azevedo com o lançamento de seu livro biográfico, documentário, exposição e show inédito.

O livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem ao Talento da Atriz por João Luiz Azevedo” é apresentado na forma de uma grande entrevista, perguntas e respostas, da atriz Berta Loran ao produtor João Luiz Azevedo, contando, de forma coloquial, um pouco da vida, carreira e cotidiano dessa grande atriz. Sua infância pobre no gueto de Varsóvia e a vinda para o Rio de Janeiro com seus pais, irmãos e tios, seus casamentos, seus colegas de profissão, religião, política, teatro, TV, música, cinema, casos pitorescos vividos em família e em cena, enfim, um pouco de tudo.

A trajetória da pequena Basza Ajs, nascida na Varsóvia em 1926, a saída da Polônia, ainda menina, até a chegada ao Brasil, em 1937, instalando-se na cidade do Rio de Janeiro, onde iniciou sua grandiosa carreira artística, passando pelas principais emissoras de TV até chegar a Rede Globo, onde participou de (quase) todos os programas humorísticos da emissora – de “Bairro Feliz” (1966) a “Zorra Total” (2004) –, isso sem falarmos das telenovelas, seriados e minisséries alegrando seu fiel público durante mais de 50 anos.

No livro, Berta fala da família, dos maus-tratos sofridos na Polônia por sua condição de judia, narra sobre os que vieram ao Brasil e dos que ficaram e morreram na Segunda Guerra Mundial. Igualmente se refere à escola pública onde estudou, ao início da vida no Teatro Judaico (Teatro Idiche) no Rio de Janeiro, passando por suas temporadas de sucesso em Buenos Aires, em revistas na Praça Tiradentes e, por seis anos, em Portugal, ao lado dos grandes nomes do teatro lusitano, da época. Raul Solnado foi seu companheiro de cena em várias revistas.

A obra é de uma sensibilidade e veracidade que cativam o leitor desde a primeira linha, até o final do livro, emocionando, fazendo rir, chorar, pensar e repensar a vida, ante a tantas coisa de valor duvidoso desse grande Brasil. “Berta é um exemplo de luta, dedicação e coragem para se enfrentar os desafios que a vida de artista impõe. É uma mestra em driblar os problemas do dia a dia com seu empenho e bom humor, receita para um viver mais consciente e emocionante, nos embriagando, nessa obra, com sua história pessoal e algumas revelações dos bastidores do meio artístico brasileiro”, declara João Luiz Azevedo.

O prefacio do livro foi escrito pelo diretor de musical Claudio Botelho, a apresentação (orelha do livro) é assinado pela “diva” Bibi Ferreira e conta ainda com cartum exclusivo do Ique Woitschach e depoimentos de mais de 120 colegas da classe artística, jornalistas e familiares, entre eles Jô Soares, Ari Fontoura, Ney Latorraca, Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Claudia Raia, Charles Moeller, Cininha De Paula, Renato Aragão, Marcius Melhem, Tom Cavalcante, Luis Gustavo, Claudia Jimenez, Arlete Salles, Rodrigo Sant’Anna, Débora Bloch, Edson Celulari, Osmar Prado, David Pinheiro, Castrinho, Heloísa Périssé, Tereza Rachel, Dedé Santana, Nélson Freitas, Ari Toledo, Rodrigo Fagundes, Orlando Drummond, Antonio Pedro, Emiliano Queiroz, Elke Maravilha, Paulo Silvino, Eliezer Mota, Bemvindo Sequeira, Rogéria, Jane Di Castro, Nizo Neto, Katiuscia Canoro, Murilo Benicio, Claudia Mauro, Gracindo Jr, Cauã Reymond, Solange Couto, Marcos Oliveira, Teresinha Elisa, Juca Chaves, Mauricio Sherman, jornalistas Leda Nagle e Lucia Leme, as autoras de telenovelas Duca Rachid & Thelma Guedes, o bailarino português Carlos Mendonça, a atriz portuguesa Florbela Queiroz, que trabalharam com a Berta, de 1957 a 1963 em Portugal e o ator português e fã Miguel Villa, o todo poderoso Boni e até a crítica teatral Barbara Heliodora, concedido pouco antes de sua morte.

Berta justifica no livro o que sempre disse em suas entrevistas e shows: “A história da minha família é muito engraçada!”.

SOBRE A ATRIZ

Vale lembrar que, apesar da idade, BERTA LORAN encontra-se lúcida e trabalhando.

No final do ano passado/ 2015, a atriz participou do quadro – “O Grande Plano” - no Programa “Fantástico” da Rede Globo, ao lado da Elke Maravilha e a ex-porta bandeira da Portela, Vilma Nascimento.

BERTA LORAN teve destaque nas novelas “Cordel Encantado” (2011) e “Cama de Gato” (2009) de Duca Rachid e Thelma Guedes, e “Amor Com Amor Se Paga”, onde interpretou a inesquecível “Frosina” ao lado do “Sr Nono” vivido pelo Ari Fontoura.

Participou também dos principais programas de humor: “Zorra Total” (onde interpretou a portuguesa “Maria” ao lado do Agildo Ribeiro), “Escolinha do Professor Raimundo” (onde interpretou a portuguesa “Manuela D’Além Mar” e a judia “Sara Rebeca”), “Viva o Gordo” ( ao lado de Jô Soares, Agildo Ribeiro e grande elenco), “Satiricon”, (ao lado de Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Jô Soares, Renato Corte Real, Luiz Carlos Miele), “O Planeta dos Homens” onde interpretou a personagem “Aurélia”, “Faça Humor, Não Faça Guerra” e “Balança Mas Não Cai”.

No cinema, participou dos filmes “Até que a Sorte nos Separe 2” (2013) ao lado de Leandro Hassum e Jerry Lewis, “A Guerra dos Rocha” (2008) com a direção do Jorge Fernando, “Polaróides Urbanas” (2006) direção do Miguel Falabella, dentre muitos outros.

No teatro, ela participou de grandes comédias do passado, como “O Peru” (1963) de George Feydeau, “Boeing Boeing” (1964) direção de Adolfo Celi, “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”(1965) com direção de Augusto César Vannucci, “Cinderela do Petróleo” (1966) de João Bethencourt, “Alegro Desbum” (1973) de Oduvaldo Viana Filho, “Camas Redondas e Casais Quadrados” (1974), com tradução de João Bethencourt e direção de José Renato, “Três Solteironas Balançando o Rambo” (1991) de Zilda Cardoso, “As Tias de Mauro Rasi” (1996), o infantil “Os Dálmatas – O Musical” (1997) onde interpretava o personagem da malvada “Cruela Cruel”, que fora interpretada nos cinemas por “Glen Close”,“Até Que as Sogras nos Separem”, “Quem Vai Ficar com a Velha?” e “Pais Criados, Trabalhos Dobrados”, de Moacyr Veiga, além de seus 2 show solos “Divirta-se Com Berta Loran” (1980 e 1994) e “Ainda Estou Aqui!” (2002).

O livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem ao Talento da Atriz por João Luiz Azevedo” faz rir, faz pensar, faz emocionar, faz chorar. É um ensinamento para os jovens atores, um exemplo para todos que tentam passar pela vida, usufruindo, do que ela tem de melhor. E ela sabe, como ninguém, VIVER! E é por essas e muitas outras que ela será homenageada, por todo esse ano em que comemora 90 anos de idade e muito bom humor!

ALGUNS DEPOIMENTOS SOBRE BERTA LORAN:
 
Dona de uma capacidade histriônica invejável, ela dançava, cantava e representava com um desembaraço incrível.” (ARI FONTOURA)

"Ela é uma das maiores comediantes do Brasil e foi um prazer trabalhar com ela, na “Escolinha do Professor Raimundo” e no filme que dirigi, “O Fantasma de Canterville". (ANTONIO PEDRO)

Berta Loran é sem dúvida uma mulher dos palcos, como se costuma dizer, nasceu pra isso! É uma grande comediante, que canta, dança... E sozinha num palco é capaz de entreter o público, como se estivesse na sala da sua própria casa. E nós sabemos que isto não é fácil... Brilha no cinema, na televisão, e claro nos palcos. Aos 90 anos ela está aí brilhando, produtiva! E como diz o nosso Miguel Falabella: “Artista não tem idade, tem encanto”. Então vamos esquecer idade porque a nossa Berta continua nos encantando.” (ARLETE SALLES)

"Além de uma atriz em todos os sentidos, uma criatura extraordinária em simpatia e alegria!" (BARBARA HELIODORA)

Feliz daquele que passa pela vida tendo tido no máximo um amigo. A Berta Loran é uma amiga. Sempre foi, sempre será. Eu gosto da Berta, e mais do que gostar é admirar a pessoa! Como eu admiro aquela figura no palco, na cena. É uma pessoa maravilhosa. Tem uma dicção perfeita, fala bem, anda bem, se comunica bem. É uma grande artista.” (BIBI FERREIRA)

Berta Loran, para mim, é uma mistura de Lucille Ball com Fanny Brice, as maiores comediantes americanas” (CHARLES MOELLER)
 
Berta Loran é um exemplo de talento e vitalidade para o mundo. Aos 90 anos está lúcida, trabalhando, alegre e alegrando. Vivendo e convivendo. Não pode desistir - pelo menos nos próximos 90 anos!” (CIDINHA CAMPOS)
 
Ela sempre foi uma pessoa muito reservada, muito calada, muito disciplinada. A Berta nunca chegou nas gravações com o texto na mão, nem com dúvidas. Ela nunca errou um texto, uma linha, nada... Muito pelo contrário, às vezes até ajudava os outros colegas que tinham dificuldade em decorar.” (CININHA DE PAULA)

Berta foi minha professora na vida e no palco. Amo você, minha querida!” (CLAUDIA JIMENEZ)
 
Berta Loran, linda, maravilhosa, parabéns pelos seus 90 anos, que vida maravilhosa você teve. Quanto você nos presenteou com o seu talento, com seu tempo de comedia. Quando comecei no “Viva o Gordo” e você era uma das atrizes principais do programa, era uma comediante espetacular, eu achava tanta graça em você e eu grudava em você que nem sombra. Eu queria aprender com você. Onde tinha direção Berta Loran ou Berta Loran como atriz, eu ia atrás de você. O que eu sei de comedia eu aprendi com você, então eu te agradeço demais, te parabenizo nesses seus 90 anos, nessa data tão linda, tão importante para toda classe artística. Beijo te amamos, Berta!” (CLAUDIA RAIA)
 
Para mim Berta, está no panteão onde reinam Lucille Ball, Bob Hope, Martha Raye, Jimmy Durante, Fanny Brice e uma série de outros artistas de origem judaica... Um país que tem Dona Berta em seu elenco, tem história, tem estirpe, tem classe!” (CLAUDIO BOTELHO)
 
Berta faz parte de uma geração de atores para quem basta um palco e o público para que o espetáculo aconteça. Geração que dança, canta, sapateia, conta piadas e o público se esbalda. Berta é cheia de histórias, de piadas, de espetáculos. Berta é cheia de vida!” (DEBORA BLOCH)
 
Berta é uma atriz completa, que transita entre a comédia e o drama com o mesmo talento. Uma profissional muito dedicada e disciplinada e uma pessoa gentil e carinhosa.” (DUCA RACHID)
 
Berta Loran é um verdadeiro fenômeno na história do showbiz nacional... atravessou o seu tempo e chega aos 90 anos com alegria, disciplina e amor ao ofício. Uma atriz múltipla, que engrandece o cenário do entretenimento no Brasil.” (EDSON CELULARI)

Você faz parte da nossa vida, faz parte do nosso riso, faz parte da nossa profissão. É tão bonita a sua força. Eu conheço você há muitos e você sempre foi uma mulher muito estruturada, muito elegante, muito cuidada. Vamos aplaudi-la, abraça-la e beijá-la! (FERNANDA MONTENEGRO)
 
“Gênia absoluta, Berta Loran!” (FERNANDA TORRES)
 
Tenho o maior orgulho de ter conhecido, convivido e contracenado com a Berta Loran! Fiquei impressionada com seu tempo cômico, com a tranquilidade com que desenrola a piada, como se ela tivesse vivido aquilo.” (HELOISA PERISSE).

Atriz extraordinária, companheira vibrante e corajosa. Insuperável em cena como presença. Parabéns, Berta. É para mim um orgulho poder chamá-la de colega”. (JÔ SOARES)

Quem se acostumou com a imagem de Berta Loran associada ás gargalhadas e ao humor nem desconfia da guerreira que ela é. Mulher forte, criada com a força e com a fibra da sua família de imigrantes judeus. Berta é uma vencedora, que fez da luta pela sobrevivência a base da sua vida e não deixou o rancor dominar sua história. Uma história que passa pela guerra, pelo extermínio nazista, pela Praça Tiradentes, pela moradia apertada, pela falta de dinheiro, mas, nunca pela falta de amor. É esta grande atriz, comediante perfeita, que sabe nos fazer rir ,que nos encanta nos palcos e nas telas há mais de 60 anos que eu sempre tive enorme prazer em entrevistar e ouvir suas histórias da vida e da arte. Parabéns Berta Loran! Parabéns pela sua vida e pela sua arte! Meus respeitos e minha admiração! (LEDA NAGLE)
 
Berta representa a Classe A dos humoristas e serve de exemplo para os novos atores. Ela faz tudo com perfeição, não deixa faltar nada em seus personagens. Espero que ela ainda tenha muita saúde e continue dando aula de como se faz humor no Brasil”. (LUCIO MAURO)
 
Eu trabalhei com as maiores atrizes desse pais, mas me faltava uma estrela de primeira grandeza que eu amo, porque é um talento inigualável... Faltava a Berta Loran. Não falta mais!” (LUIS GUSTAVO)

Sua inteligência, seu talento, o que ela representa na história do humor, sempre me despertou a mais profunda admiração. Berta Loran merece todos os aplausos, todas as homenagens e todo o carinho por sua linda e marcante presença no humor nacional. Te amo, Berta”. (MARCIUS MELHEM)
 
“Berta Loran não tem 90 anos; tem 19! Ela é exemplo para todos nós, atores. O sorriso é sempre melhor que a tristeza, e é isso que ela transmite: Alegria. Alegria de viver!” (MILTON GONÇALVES)

As tiradas certeiras, uma visão bem humorada de encarar as questões do mundo, sempre com uma análise em cima do lance. Aprendi com ela que os humoristas têm sempre uma opinião diferenciada do mundo. E isso é fundamental”. (MURILO BENICIO)

Com seu nome escrito em letras garrafais na história e na memória da cultura brasileira, Berta colocou seu talento à disposição de inúmeras personagens ao longo da carreira, encantando gerações com seu humor peculiar e perspicaz”. (NELSON FREITAS)

Eu amo você. Você é um luxo! A Berta Loran é dona de uma escola, de uma maneira de representar que só ela tem! O tempo, o time! Ela tem uma qualidade de uma atriz que eu acho impressionante, que além do talento que é muito importante, ela é generosa!” (NEY LATORRACA)

“Berta é uma atriz excepcional, daquelas esculpidas para se tornarem divas! Trabalhar com a Berta é sempre um grande prazer, pois seu talento, seu carisma e seu humor contagiante sempre fizeram e fazem aflorar o melhor de todos que estão ao seu lado”. (RENATO ARAGÃO)

Berta Loran foi um marco para nossa geração. Transitou nos mais variados gêneros do humor, na dramaturgia das novelas e no humor rasgado da “Escolinha...”, ela sempre me fez sorrir. Um rosto expressivo de quem não precisa fazer esforço para a comédia, talento de poucos. Em nome de muitos brasileiros e em nome da comédia, agradeço sua entrega e seu humor preciso, em todos os personagens aos quais deu vida”. (RODRIGO SANT’ANNA)

Ela é uma das melhores comediantes do Brasil. Além de se apresentar falando português, também canta e conta piadas em ídiche, a língua de judeus. Penso que a Rede Globo poderia aproveitá-la melhor, ela é comediante para ter um programa inteiro. É uma pessoa que não deixa nada para amanhã. Com ela, é sempre para Hoje”. (TEREZA RACHEL)

“Sempre fui fã da atriz Berta Loran! Sempre vi Berta como uma figura exemplar. Uma atriz talentosíssima, que sabe fazer humor como ninguém, mas, acima de tudo, o que salta aos olhos de todos nós é o brilho, o vigor, a energia que ela traz consigo e que exala. Essa força é que faz a diferença para uma artista, que transforma talento em carisma”. (THELMA GUEDES)

Berta Loran: a dama da TV e do teatro. Uma honra conhecer e desfrutar da amizade de uma das dez mais importantes profissionais da cena artística nacional. Mulher inteligente e generosa com quem convivi durante nossas atuações na “Escolinha...”. Suas interpretações impecáveis tocam a alma e nos faz acreditar que seus personagens são de verdade. Vida longa a uma trajetória de brilho e talento. Viva Berta, na sua plenitude”. (TOM CAVALCANTE)

EQUIPE DO PROJETO “BERTA LORAN: 90 ANOS DE HUMOR”

João Luiz Azevedo, jornalista e produtor cultural; autor do livro e produtor do projeto;

Angela Zaremba, fotógrafa;

Dan Strougo, curador e produtor de arte da exposição no Oi Casa Grande;

Teca Nicolau, curadora da exposição que ocupará a Sala Carlos Couto / Teatro Municipal de Niterói do dia 29/03 a 29/05;

Pedro Cadore, Roteirista e Diretor do filme.

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor”.

Local: Teatro Oi Casa Grande que estará aberto ao público.

Endereço: Rua Afrânio de Melo Franco 290 – Leblon - Tel. (21) 2511-0800

Dia 23 de Março (quarta-feira)

Livro biográfico da atriz (Preço de R$ 50,00)

Confira a programação:

Documentário + exposição + show com convidados especiais e coquetel.

19h - Lançamento do Livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem de João Luiz Azevedo ao Talento de Berta Loran” e Abertura da Exposição em homenagem à atriz.

20h – Lançamento do Vídeo em homenagem à Berta Loran.

21h – Show em Homenagem a Berta Loran com a participação especial dos atores Bemvindo Sequeira, Eliezer Mota, Jane Di Castro, Rogéria, Adrén Alves e Clarita Paskim, além da própria Berta Loran.

Dia 29 de Março (terça-feira)

Local: Sala Carlos Couto / Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua Quinze de Novembro 35 – Centro – Niterói - Tel. (21) 2620-1624.

Programação

18h – Abertura da Exposição em homenagem à atriz com curadoria de Teca Nicolau e lançamento do Livro “BERTA LORAN: 90 Anos de Humor – Uma Homenagem de João Luiz Azevedo ao Talento de Berta Loran”.

19h30– Lançamento do vídeo em homenagem à Berta Loran.

Do dia 29/03 a 29/05:
De 3ª a 6ªf das 10h às 18h
Sábados e Domingos das 15h às 18h

Informações: João Luiz Azevedo (21) 98481-0933.

Fotos/crédito: Angela Zaremba – Outras fotos - acesse:







2 Comentários

  1. gostaria de adquirir o livro masnão consigo encontra lo nem nas livrarias fisicas nem nas virtuais. Poderia ajudar-me?

    ResponderExcluir
  2. gostaria de adquirir o livro sobre a Berta Loran masnãoconsegui, nem nas livrarias fisicas em São Paulo nem nas virtuais. Poderia ajudar-me? agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem