BIOMETRIA CONTRA FRAUDES

Quem não se lembra dos filmes de ficção científica em que a confirmação de identidade através do reconhecimento facial chamava a atenção por ser algo, à época, bem distante. Mas o futuro chegou bem mais rápido do que imaginamos. Desde 2015, esse sistema se tornou um equipamento contra fraudes essencial para o transporte público na cidade de Mogi das Cruzes/SP. O nome dessa tecnologia é biometria e está presente na frota da CS Brasil, uma empresa do grupo JSL, que realiza o serviço de transporte municipal dessa cidade, no interior de São Paulo.
 
Há um ano foi iniciado o projeto, com a novidade instalada nos 142 ônibus da empresa. “Instalamos logo o equipamento em 100% da frota porque sabíamos que era um diferencial em segurança. E os resultados foram positivos”, diz Rodrigo Silva, gerente geral de Transporte de Pessoas da CS Brasil.
 
O sistema realiza a identificação facial do usuário quando ele valida o cartão SIM (Sistema Integrado Mogiano) para o pagamento da passagem. “Caso o dono perca o cartão e outra pessoa tente usá-lo, a câmera de biometria na catraca não reconhece e bloqueia o cartão”, destaca Rodrigo. Desde a implantação, o sistema já bloqueou 3.260 cartões por uso indevido. Além de combater fraudes, a biometria é um meio de garantir esses direitos aos usuários.
 
Fonte: Redação Na Boléia
 
Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem