FESTA LITERÁRIA DAS PERIFERIAS RECEBE PRÊMIO NO REINO UNIDO

FLUPP (Festa Literária das Periferias) foi premiada com o London Book Fair International Excellence Awards 2016 - na categoria "Festival Literário". A cerimônia de premiação foi realizada na noite da terça-feira (12), primeiro dos três dias da Feira do Livro de Londres, no Olympia London Complex.

Concorrendo com festivais da África do Sul (Open Book), da Polônia (Krakow Festival Office - Conrad Festival) e com a também brasileira FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), a Flupp acabou levando o prêmio.

Com apenas quatro anos de existência, a Flupp teve sua primeira edição em novembro de 2012, no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa (RJ). Originalmente, o nome do evento fazia menção ao local de onde as atividades são feitas – nas favelas pacificadas do Rio de Janeiro. Por isso, Feira Literária Internacional das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).

A ideia era aproximar a arte, e a literatura, em especial, das comunidades carentes - com programação e convidados nacionais e estrangeiros, além de abrir espaço para novos escritores e literatura marginal.

A edição do ano passado teve apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) por meio da Lei Rouanet.

Foto/crédito: Divulgação – legenda: Julio Ludemir, escritor, roteirista e produtor cultural.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem