O CENTENÁRIO SAMBA GANHA VITRINE INTERNACIONAL

Neste ano, uma das principais expressões culturais brasileiras, o samba, completa 100 anos. Foi em 1916 que o músico e compositor carioca Donga criou a canção Pelo Telefone, considerada a precursora do gênero.

Para comemorar a data, o samba vai correr o mundo. Os ministérios da Cultura (MinC) e das Relações Exteriores (MRE) promoverão, no segundo semestre, uma série de atividades no exterior sobre o gênero musical, como oficinas, espetáculos, seminários e programas de rádio.

Um dos destaques da programação é o Programa Novas Vozes. Serão realizados espetáculos musicais de novos talentos do samba em cidades como Berlim (Alemanha), Madri (Espanha), Cidade do México (México), Los Angeles, São Francisco, Boston (Estados Unidos), Havana (Cuba) e Bridgetown (Barbados).

Outra ação de destaque é a promoção de seminários sobre samba em universidades no exterior. Entre elas, Harvard e UCLA, nos Estados Unidos, e o Instituto Politécnico Nacional, no México. Também serão realizados programas de rádio sobre esse gênero musical em capitais como Moscou, na Rússia, e Bissau, na Guiné-Bissau.

Além disso, a criançada terá a oportunidade de participar de oficinas e de aulas-demonstração de samba. As atividades serão realizadas com a colaboração dos consulados e de centros culturais brasileiros em cidades como Genebra e Berna (Suíça), Madri (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Tóquio (Japão), Ramalá (Palestina) e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

*A programação está sujeita a mudanças

Fonte: Cecilia Coelho - Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem